Inaugurada nesta quinta, CEMEI Miriam Mendes vai atender 300 crianças

O prefeito Marcelo Iunes inaugurou nesta quinta-feira, 19 de setembro, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Miriam Mendes, localizado no bairro Guató, parte alta de Corumbá. Com a construção iniciada ainda em 2013, a instituição de ensino vai atender 300 crianças de 0 a 5 anos.

São oito salas de aula equipadas para bem acomodar estudantes e professores. O prédio ainda possuiu sala de informática, sala de leitura, brinquedoteca, minianfiteatro, refeitório e uma ampla área de lazer.  Além do novo CEMEI, os pais dos alunos ainda receberam da Prefeitura os uniformes que serão utilizados neste ano letivo.

“Estamos todos muito felizes de estar entregando uma obra que ficou cinco anos abandonada. Não foi fácil. Foi preciso de gestão e muita conversa com a equipe da Secretaria de Educação, mas não podíamos deixar uma obra tão importante como essa inacabada”, comentou o chefe do Executivo Municipal.

Acompanhado da primeira-dama e secretária especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, o prefeito Marcelo Iunes também ressaltou a escolha do nome do CEMEI. “Vemos como a professora Miriam Mendes era querida por toda a comunidade. É importante também parabenizar a Câmara por aprovar essa homenagem muito merecida”, completou.

A pedagoga Miriam Mendes – que por quase 20 anos foi diretora de várias escolas da cidade e faleceu em 2008, vítima de um AVC – foi representada pela filha Maraisa Mendes, bacharel em Direito, e pela sobrinha Eliegy Ferreira, professora. Emocionadas, as duas agradeceram a homenagem e relembraram a dedicação de Miriam ao ensino público de Corumbá.

Também presente na entrega, o vereador Roberto Façanha destacou a importância da escola para os moradores do Guatós. “Quando o prefeito Marcelo Iunes assumiu a Prefeitura, essa era uma das muitas obras que estavam inacabadas. O que mais tinham eram obras que faltavam contrapartidas, faltava repasse do Município e que eram para estar prontas há muito tempo. Hoje essa realidade é outra”, destacou o vereador.

Líder do prefeito na Câmara, o vereador Tadeu Vieira também pontuou o enorme ganho que a comunidade da Parte Alta tem com a creche. “Tenho certeza que, através da Miriam Mendes, esse Centro de Educação será abençoado sempre. Essa era mais uma das obras que não estava concluída e, para quem conheceu o Guató há 20 anos atrás, é difícil acreditar que estamos vivendo esse momento tão alegre hoje”.

Para o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, o empenho de toda equipe da pasta foi fundamental para que a unidade de ensino pudesse ser efetivamente entregue à comunidade. “Haviam problemas administrativos, problemas jurídicos e financeiros. Tudo isso precisou ser superado, com muito esforço,  muita dedicação, para atender essa comunidade que precisava”, pontuou.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Miriam Mendes, Laudicéia Leite Larocca, por sua vez, apresentou sua equipe de trabalho e lembrou que, no CEMEI, “construiremos um vinculo tão próximo que se compara aos vínculos familiares”. “Quero agradecer à oportunidade de estar a frente desse desafio. Obrigada, senhor prefeito e ao secretário de Educação”, concluiu a professora.

Skip to content