REME: PVE realiza Blitz Literária de Cordéis na Fronteira Brasil-Bolívia

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação através do PVE (Parceria pela Valorização da Educação), realizou nesta manhã de quinta-feira, 19 de setembro, a Blitz Literária de Cordéis com a temática “Preservação do Bioma Pantaneiro”.  A Blitz aconteceu em frente à Escola Municipal CAIC Padre Ernesto Sassida (Caic), na rodovia Ramão Gomez.

A ação faz parte do Programa PVE e reuniu diversos segmentos em prol da educação do Município. O grupo de Mobilização vem, desde o início do ano, realizando atividades de incentivo à leitura.

A Blitz Literária teve o intuito de mobilizar a sociedade sobre a importância da leitura e conscientizar a população fronteiriça a respeito da preservação ambiental e combate às queimadas no Pantanal.  O Cordel é um gênero literário tradicional da cultura brasileira, especialmente, do interior do Nordeste, cuja função é, ao mesmo tempo, informar e divertir os leitores.

Os alunos e mobilizadores distribuíram cordéis escritos nas línguas portuguesa e espanhola, como forma de integração, uma vez que Corumbá é uma cidade fronteiriça com a Bolívia. Os cordéis foram produzidos pelos professores da Rede Municipal que participam do programa PVE (Parceria pela Valorização da Educação) e as xilogravuras pelos alunos do Ensino Fundamental que estão atuando como mobilizadores das ações de leitura. Foram distribuídos aproximadamente 300 cordéis.

Skip to content