A Secretaria de Saúde de Corumbá recebeu, na tarde deste sábado (21), o resultado do exame que descartou a suspeita de Covid-19, da passageira Boliviana, de 19 anos, que estava em um ônibus oriundo de Campo Grande, após atendimento inicial e coleta do material a moça foi encaminhada para o país vizinho, na própria noite do dia 19 (quinta-feira).
Conforme protocolos do Ministério da Saúde os demais passageiros estão em isolamento domiciliar, a internação hospitalar é recomendada para pacientes que apresentem um quadro grave, com insuficiência respiratória.
Todos estão sendo monitorados pela Equipe da Vigilância Epidemiológica.
No momento há 2 casos sob suspeita, e 2 descartados por exame laboratorial.
Ministério da Saúde altera critérios de casos suspeitos e realização de testes
Devido a publicação da portaria Nº 454, de 20 de março de 2020, que declara que em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do Coronavírus (covid-19), os critérios de classificação de casos suspeitos e dos requisitos para a realização do exame foram alterados.
Para realizar o exame é necessário que o pacientes tenha Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que o individuo esteja hospitalizado com febre, mesmo que baixa, acompanhada de tosse ou dor de garganta e que apresente falta de ar.
Isolamento Domiciliar
É recomendado que TODOS os cidadãos evitem sair de casa sem a devida necessidade e que as pessoas com sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre) e também os familiares fiquem em isolamento por 14 dias.