Atletas de Corumbá se destacam a nível mundial em competições de Stand Up Paddle

Os atletas de Corumbá vêm se destacando em competições nacionais e internacionais de Stand Up Paddle. Mais recentemente eles foram protagonistas do Circuito Mundial, conquistando as primeiras posições em suas respectivas categorias.

Nas categorias geral e master, Mônica Salustiano Luchner lidera a competição. Na última etapa do circuito realizada ela conquistou a terceira posição e manteve a dianteira.

Outros atletas despontam no ranking mundial da modalidade e demonstram o crescimento do esporte em Corumbá. Keyla Ayala é a segunda colocada na categoria 12.6 e Lívia Eger é a terceira colocada.

Já Paulo Eduardo Luchner é líder na categoria 12.6, ele também foi vice-campeão brasileiro geral e campeão brasileiro na categoria master. Completando a lista, Luiz Paulo Freitas é o segundo colocado no ranking mundial da categoria 12.6.

Modalidade cresce em Corumbá

Os resultados conquistados nas últimas competições apontam o grande crescimento da modalidade. Em 2019 foi criado o Circuito Municipal de Stand Up Paddle, realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da FUNEC.

Segundo Mônica Salustiano Luchner, a ideia inicial era ter mais competidores praticando o esporte na cidade. “Normalmente não conseguimos ultrapassar a marca de 10 atletas de Corumbá no Eco Pantanal Extremo, mas com a criação do Circuito Municipal começamos a ter uma maior frequência de treinos e conquistamos mais espaço.”

Em 2019, 30 atletas de SUP (sigla de Stand Up Paddle) de Corumbá participaram do Eco Pantanal Extremo e conquistaram resultados expressivos em diversas categorias.

Pandemia não interrompeu o crescimento da modalidade

Por ser uma modalidade individual e sem contato durante a remada, as principais competições de SUP foram realizadas virtualmente.

Cada atleta utiliza um GPS e ao final encaminha o arquivo para os organizadores da prova. Esse arquivo inclui dados como tempo, distância e até mesmo a quantidade de remadas que o atleta executou.

“Essas provas virtuais animaram os atletas de Corumbá. Como mantivemos os treinos, conseguimos ótimos resultados e estamos cada vez mais presentes nos pódios.” explica Mônica.

O SUP

A origem do esporte é datada em meados de 1960 em Waikiki (Havai), pelos famosos beach boys. O termo Stand Up Paddle Boarding é chamado na língua havaiana de Hoe He’e nalu (e significa Ku= em pé, Hoe=Remar, He’e=Surfar, Nalu=Onda), e sua história está diretamente ligada ao Surf, pois relembra uma maneira muito antiga de se praticar o esporte.

O SUP é dividido em quatro modalidades: Race, Wave, Freestyle e Rafting. Dentro dessas modalidades existem divisões por tamanho e tipo de material da prancha, além das divisões por idade e gênero.

Se você se interessou pode procurar a Fundação de Esporte de Corumbá e conhecer ainda mais sobre o Stand Up Paddle.

Skip to content