O prefeito Marcelo Iunes entregou nesta sexta-feira, 27 de novembro, a reforma e readequação do Centro de Convivência dos Idosos (CCI). As obras no local foram realizadas com recursos próprios da Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Investimento Social (FMIS).
“Deixamos esse local mais aconchegante, mais agradável para quem o frequenta. Para muitas pessoas da Melhor Idade, esse espaço é a extensão da casa deles. Por isso essa obra tem um significado muito importante para todos nós”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.
Representando a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Gláucia Fonseca dos Santos Iunes, a secretária adjunta da pasta, Adelma Galeano, lembrou que o CCI é um espaço de lazer, de alegria e de convício às pessoas com mais de 60 anos de idade. “Aqui eles são bem recebidos, bem acolhidos e recebem um atendimento qualificado”, afirmou.
Segundo a coordenadora do Centro de Convivência, Adriana Massaruhá, cerca de 250 pessoas costumam frequentar o local, que segue fechado por causa da pandemia da Covid-19.
CCI
O Centro de Convivência dos Idosos foi inaugurado em 1990. Neste ano, recebeu pintura, teve todas as portas trocadas, recebeu reparo nos telhados, readequação do banheiro externo e troca dos sanitários. O CCI executa um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos por meio de ações voltadas às característica, interesses e demandas dos idosos.
As atividades no CCI são de vivência em grupo, experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, valorização das experiências vividas como forma privilegiada de expressão, interação e proteção social. São objetivos do Centro de Convivência dos Idosos:
Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; assegurar espaço de encontro para pessoas idosas e encontros intergeracionais, de modo a promover a sua convivência familiar e comunitária; detectar suas necessidades e motivações, bem como desenvolver potencialidades e capacidades para novos projetos de vida.
O CCI ainda proporciona vivencias que valorizam suas experiências e que estimulem e potencializem a capacidade de escolher e decidir.