Devido a falta de envio de novas doses de CoronaVac pelo Ministério da Saúde, a aplicação da segunda dose da vacina está suspensa temporariamente, em diversos municípios do Brasil e em Corumbá.
As pessoas que seriam imunizadas nesta semana, só serão convocados para aplicação da segunda dose quando a nova remessa chegar.
Como explica o Secretário de Saúde, Rogério Leite “este é um problema enfrentado por todos os municípios do Brasil, do Estado e aqui em Corumbá. Estamos seguindo o Plano Nacional de Imunização, e pela portaria do Ministério foi orientado que todas as doses recebidas fossem aplicadas, e diante desse problema não temos alternativa a não ser suspender a vacinação da segunda dose que ocorreria nos próximos dias. Em todo o Estado cerca de 94 mil pessoas serão impactadas”.
“O Butantan está com falta de insumos para a produção do imunizante. O Prefeito tentou comprar doses, mas toda a produção é do Ministério. Não queríamos que isto acontecesse, estamos fazendo todo o possível para imunizar a população com segurança e celeridade”, complementa o Secretário.
O Ministério da Saúde orienta que a população deve tomar a segunda dose da vacina covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, e reforça a importância de se completar o esquema vacinal para assegurar a proteção adequada contra a doença. As recomendações estão na norma técnica Nº 457/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS divulgada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).