Na Manga, atendimentos médico e odontológico serão realizados às quartas-feiras

Distante quase 70 quilômetros da área urbana de Corumbá, o Porto da Manga agora vai receber atendimento médico e odontológico todas as quartas-feiras. Com a iniciativa, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atende um anseio antigo da comunidade, quase toda formada por pescadores e trabalhadores ligados ao turismo de pesca.

“É uma coisa muito boa pra gente, com certeza”, afirmou Rubens de Souza Garcia, de 44 anos. Além de ir ao dentista, ele aproveitou a equipe para levar a esposa e os cinco filhos ao médico. “Aproveitamos para pegar alguns remédios também”, completou. Segundo o pescador, uma viagem da Manga até a cidade pode custar até R$ 150 de táxi. “Vindo o médico aqui uma vez por semana a gente pelo menos já previne de doenças mais graves”, completou.

Moradora da localidade há mais de 8 anos, Raissa Aparecida da Silva, 24 anos, também comemorou a iniciativa do Município. “Vamos poder fazer uma consulta, fazer o acompanhamento médico e também do dentista”, disse a mão do pequeno Derick, de apenas um mês de vida. “Ele está gripado, não dormiu direito a noite. Por isso trouxe ele pra passar pelo médico também”, contou Raissa.

Atendimento será realizado todas as quartas-feiras (Fotos: Clóvis Neto)

“Até me surpreendi porque geralmente só vem o Povo das Águas, que é de três em três meses. Uma das minhas filhas está doente, gripada, e se eu tivesse que ir a Corumbá, ir na Farmácia Municipal pegar o remédio, fica muito ruim. Agora gostei que toda semana eles vão vir aqui. Vamos poder consultar sempre e poder pegar a medicação”, afirmou Vivian da Silva, de 23.

“Um anseio da população e da gestão Municipal. O prefeito Marcelo Iunes se comprometendo de levar saúde e bem-estar onde estiver a toda população. Fez isso com o Povo das Águas, que hoje chega em todas regiões distantes do Pantanal, e agora faz aqui no Porto da Manga, trazendo essa atenção semanal para que possamos criar uma estratégia de saúde da família vinculada a atender essa comunidade”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rogério Leite.

“É um trabalho inédito aqui, com presença de uma equipe completa para que possamos dar a promoção e prevenção em saúde à população. Quando se faz esse trabalho nas comunidades, você acaba diminuindo as consequências maléficas de não ter esse acompanhamento. Diminui as urgências e vai construindo uma situação de bem estar e saúde para essa população e é isso que estamos fazendo aqui”, continuou o secretário.

Seguindo uma determinação do prefeito Marcelo Iunes, a Secretaria de Saúde também deve destacar um agente comunitário de saúde para a região. “Dessa forma poderemos trabalhar toda essa comunidade e esse servidor poderá levar-nos as principais necessidades da comunidade, não só na área da saúde, mas também da Assistência Social, por exemplo” finalizou Rogério.

A equipe médica responsável pelo atendimento no Porto da Manga é da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Celeste Dias da Silva, sediada em Albuquerque. “Todas às segundas-feiras, atendemos a região do Mato Grande II e nas quartas viremos para cá, com toda equipe e todos os medicamentos de rotina disponíveis na unidade”, explicou a enfermeira Natalia de Souza, chefe da equipe.

Segundo a enfermeira, todos os ribeirinhos da região do Porto da Manga já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Por isso a imunização contra a gripe ainda não será realizada nesta primeira etapa. Inicialmente, o atendimento da equipe médica será realizada no hotel Sonetur.

Skip to content