Superintendência de Defesa Civil de Corumbá participa de curso de produtos perigosos

O município de Corumbá, através da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, participou do curso “Atendimento de 1ª Resposta com Produtos Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN)”, realizado entre os dias 22 a 28 de junho. O curso foi promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul (CEDEC/MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Contou com a participação dos integrantes da Defesa Civil de Corumbá, assim como do Corpo de Bombeiros Militar, Centro de Proteção Ambiental do CBMMS, Comando Militar do Oeste (CMO), Cruz Vermelha Nacional, Defesa Civil dos municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Naviraí, Paranaíba e Nioaque, Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande e Dourados, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Ambiental de Campo Grande e Dourados, Instituto de Meio Ambiente (Imasul), Vigilância Sanitária, Secretarias Municipais de Saúd e Força Tarefa Brasileira.

Houve também participantes dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pará, Espírito Santo e Distrito Federal. Em razão das medidas restritivas da pandemia da Covid-19, o curso foi realizado na modalidade EaD e foi organizado pela Comissão Estadual do Plano de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CE P2R2/MS).

Dentre o conteúdo do curso está a Proteção radiológica, Fontes de Radiação Ionizante, Transporte de Material Radioativo, Segurança Radiológica e Nuclear em grandes eventos públicos, Atendimento e resposta com produtos Químicos e Biológicos, Atendimento Pré-Hospitalar e Radioacidentados e Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

“O aprimoramento e a capacitação profissional é de fundamental importância para o cumprimento de nossa missão, principalmente nessa área específica, com atualizações de protocolos para a prevenção e resposta aos desastres dessa natureza, por conta do trânsito desses produtos em nosso território, além do uso dessas matérias em vários empreendimentos aqui em nossa região”, pontuou o 1º Ten BM Isaque do Nascimento, Superintendente do órgão de proteção e defesa civil do município.

Skip to content