Diagnosticar a Covid-19 ainda é muito importante, destacam presidentes da FIEMS e ALEMS

O diagnóstico rápido dos casos de Covid-19 ainda continua sendo muito importante, mesmo em uma região onde a grande maioria da população já esteja imunizada contra o vírus. Foi que afirmaram o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS), Sérgio Longen, e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), Paulo Corrêa, nesta quarta-feira, durante o lançamento da caravana “Unidos pela Vacina” em Corumbá.

“Importante primeiro é iniciarmos aqui um projeto de identificar a doença, pois muitas vezes uma pessoa está contaminada e não tem conhecimento. Desta forma (com o diagnóstico) essa pessoa sai de circulação e evita o contágio de outros. Então é uma ação muito importante”, afirmou Sérgio Longen durante a solenidade realizada na Praça do Sesi, no bairro Maria Leite.

“Outra ação importante é iniciarmos em Corumbá a distribuição para os 79 municípios de algumas necessidades das Secretarias Municipais de Saúde. Entendemos que muitas secretarias tem uma necessidade imediata de compra de algum equipamento ou de algum suporte para a vacinação e aí não consegue atender na velocidade necessária. Essa conta, nós empresários reunidos com a Energisa, capitaneados pela Fiems, avançamos no tempo e agilizamos a entrega desse suporte à vacinação”, complementou o presidente da Federação das Industrias do MS.

LEIA TAMBÉM: Prefeito de Corumbá agradece FIEMS e destaca importância da caravana “Unidos pela Vacina”

“Dessa forma Mato Grosso do Sul lidera e esperamos, se Deus quiser, em outubro próximo, lançarmos a nossa bandeira de liberdade. O resultado do teste sai em até 2 horas. É um teste gratuito. A pessoa faz o cadastro pelo sistema e entra aqui na Praça. Ou seja, não tem aquela fila grande para esperar. Você vem rapidamente, é atendido e em até duas horas você recebe o resultado pelo o WhatsApp”, finalizou Longen. O cadastro para o teste deve ser feito no endereço eletrônico www.loja.sesims.com.br.

Presidente da ALEMS, o deputado Paulo Corrêa comemorou a iniciativa inédita em Mato Grosso do Sul. “No Mato Grosso do Sul foi feito um mutirão grande para combatermos o Coronavírus, mas sem os prefeitos entrarem na parada, daria tudo errado. Sem a entrada do Rogério Leite, nosso secretário de Saúde de Corumbá, ia dar errado. Todos os secretários de Saúde do Estado entraram e o casamento foi muito bom. Hoje nós estávamos comemorando o primeiro lugar do Brasil em vacinação. E nós vamos atingir sim, se Deus quiser em outubro, 80% de vacinados com a D2 e aí entra a chamada imunização de rebanho”, declarou.

“E o que a FIEMS está trazendo aqui, eu vejo como fundamental para gente combater o Coronavirus de forma inteligente. Se for possível testar, e essas pessoas que forem testadas serem isoladas, é muito mais fácil combater essa doença do que todo esse esforço que nós estamos fazendo (desde o começo da pandemia). Então eu quero parabenizar o Sérgio (Longen) por esse casamento da iniciativa privada, da Federação das Indústrias, com as prefeituras”, prosseguiu o deputado estadual, que também destacou a entrega do ultrafreezer para Corumbá.

“Esse ultrafreezer é uma coisa que custa em torno de R$ 60 mil reais. E quem que pagou por isso? Foi a iniciativa privada entendendo o momento que passam as Prefeituras. O Governo do Estado, o governador Reinaldo sempre sensível, mas não conseguia fazer essa compra. E aqui se me permite, quero pedir ao Sérgio, se fosse possível para Corumbá e Ladário, outro equipamento muito inteligente que são os elmos, que evitam em muitos casos a entubação do paciente”, finalizou o presidente da ALEMS.

Skip to content