O vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto representou o prefeito Marcelo Iunes na solenidade de comemoração pelos 196 anos de independência da Bolívia, realizada na manhã desta sexta-feira, 6 de agosto, em Puerto Quijarro, cidade boliviana vizinha a Corumbá. O evento também marcou a inauguração da Playa El Encuentro Pantanero, construída às margens do Canal do Tamengo.
“Trago aqui um grande abraço do nosso prefeito Marcelo Iunes, que só não veio prestigiar esse importante momento porque está acompanhando o ministro Joaquim Leite (Meio Ambiente) em uma visita oficial em nossa cidade”, justificou em seu discurso o vice-prefeito Dirceu Migueis Pinto.
“O aniversário da Bolívia é um pouco do aniversário do Brasil. Somos povos irmãos, somos povos de proximidade entre amigos, parentes e relações comerciais. Particularmente na nossa fronteira, temos laços que jamais serão separados. São milhares de brasileiros trabalhando deste lado da divisa, e milhares de bolivianos trabalhando em território brasileiro”, prosseguiu Dirceu.
O vice-prefeito também ressaltou que o desenvolvimento da fronteira boliviana impulsiona junto a economia de Corumbá e todo Brasil. A riqueza cultural entre os povos irmãos foi outro ponto abordado por Dirceu. “A cultura sempre foi compartilhada com diversas atividades comuns entre os povos. A minha alegria é poder compartilhar essa felicidade com cada um aqui. Vamos continuar juntos nessa trilha do desenvolvimento. Brasil e Bolívia precisam estar cada vez mais próximos nessa caminhada”, finalizou o vice-prefeito.
O prefeito de Puerto Quijarro, Luis Chambi Montoya, foi representado no ato pelo vice-prefeito Tony Batista. O evento foi comemorado com discurso de diversas autoridades civis, militares, apresentações culturais e um desfile cívico-militar.
Em Corumbá, os 196 anos da Independência da Bolívia foram celebrados com uma cerimônia no Jardim da Independência. O prefeito Marcelo Iunes foi representado pelo secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva. A solenidade contou com participações de autoridades militares e civis e religiosas da região pantaneira. Luiz Antônio destacou a parceria histórica e o bom relacionamento entre a população de Corumbá e os irmãos bolivianos da faixa de fronteira.
Ele ainda frisou que o desenvolvimento da região passa pelo fortalecimento dessa parceria entre Brasil e Bolívia. O cônsul da Bolívia em Mato Grosso do Sul, Simons William Durán Blacutt, ressaltou a ligação fraterna dos dois países e lembrou que a cerimônia já se tornou tradicional na cidade de Corumbá, fronteira com os municípios bolivianos de Puerto Quijarro e Puerto Suárez.