Parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Sindicato Rural de Corumbá e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) fez a validação de 15 propriedades para a produção de peixes nos assentamentos de Corumbá.
“Temos 15 produtores sendo atendidos pelo Senar na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na piscicultura dos assentamentos rurais de Corumbá. Esse programa começa a rodar agora em setembro e temos mais 15 produtores em treinamento para poder validar suas propriedades”, disse o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.
Desde julho, a Prefeitura promove a capacitação de produtores da agricultura familiar que integram a cadeia produtiva da piscicultura em que foram apresentados ferramentas de cálculo de custo de produção, além de controles internos e planejamento da administração da propriedade.
A qualificação, por meio do programa Negócio Certo Rural (NCR), trabalhou as seguintes etapas: realização do diagnóstico da propriedade rural; identificação das ideias do negócio; descrição do negócio; consultoria de avaliação da ideia do negócio; verificação da viabilidade do negócio; organize e administre o negócio e, por fim, consultoria de gestão da propriedade.