Educação comemora Dia das Crianças com Festival de Brincadeiras

No mês dedicado às crianças, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o projeto “Festival de Brincadeiras na Rede Municipal de Ensino de Corumbá”, que teve por objetivo resgatar com as famílias e crianças, brincadeiras antigas, mergulhando na magia dos brinquedos e brincadeira, desenvolvendo o protagonismo, imaginação e criatividade das crianças, através de brincadeiras que fazem parte de uma outra geração.

De acordo com a secretária adjunta de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, “celebrar o “Dia das Crianças” é uma tradição cultural e não poderia ficar de fora das comemorações nas Unidades Escolares, durante o mês de outubro. Afinal, a criança é um ser histórico e de direitos, que necessita estar em permanente interação consigo, com os seus pares e com os adultos mais experientes. Elas precisam participar das interações e brincadeiras, bem como ser acolhidas e amadas, principalmente nesses tempos de pandemia da covid-19, onde o isolamento social e as medidas de biossegurança se fizeram necessários, mas isso não significa que não podemos aproveitar a festividade de outras formas com a família”.

O projeto foi dividido em dois momentos: o desafio, que foi realizado por meio da promoção de vídeos sobre brincadeiras antigas ou confecção de um brinquedo de antigamente, que foram elaborados pelas famílias ou responsáveis juntamente com a criança, onde participaram aproximadamente 150 crianças de forma remota.

E o segundo momento que aconteceu na sexta-feira, (8), que foi a realização de uma atividade recreativa e de lazer: a live “ Uma Tarde Pop It” transmitida nas Redes Sociais da Semed, onde contou com a participação dos alunos de forma presencial e remota, com um tema bem criativo do brinquedo do momento “Pop It”, que são os “fidget toys”, uma categoria ampla de brinquedos que podem ser apertados ou puxados e ajudam a aliviar o estresse, aumentar o foco e até relaxar. Durante a Live, teve muitas brincadeiras, contação de histórias, Palavras -cantadas, e a premiação dos vídeos participantes dos desafios.

Para a realização do Evento, a Semed contou com a parceria do Vereador Manoel Rodrigues e a Empresa Andorinha com as doações de brinquedos, a Empresa SIM Telecom com o sinal para a transmissão da Live e outras empresas do comércio local de Corumbá que também contribuíram com doações de brinquedos como: Papelaria Monalisa, Lojas Pekenitos, Loja TopStore, Empório Santo Onofre, Loja Tentação e Loja Philbois.

**Texto: Secretaria Municipal de Educação

Skip to content