Prefeito entrega documento que dá direito ao porte de arma para 37 guardas municipais

O prefeito Marcelo Iunes fez na manhã desta sexta-feira, 08 de outubro, a entrega oficial a 37 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) do novo Documento de Identidade Funcional (DIF) com direito ao porte de arma de fogo. O novo DIF segue diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Superintendência da Polícia Federal de Mato Grossos do Sul. Os 37 agentes da GCM estão habilitados a portar arma de fogo – de propriedade da Guarda Civil Municipal de Corumbá ou de sua propriedade particular – devidamente acompanhados do respectivo certificado de registro nos limites do Estado de Mato Grosso do Sul, mesmo fora de serviço.

“É um dia muito importante, marca mais de quatro anos de trabalho para esse momento, de garantir o porte de arma aos integrantes da nossa Guarda Civil Municipal”, disse o prefeito Marcelo Iunes durante a solenidade realizada no Centro de Convenções. “É um processo de valorização da Guarda Municipal de Corumbá pelo comprometimento que eles têm como guardiões do patrimônio do município e o nosso maior patrimônio é a população, nossos munícipes”, complementou Iunes.

O chefe do Executivo Municipal enfatizou que o porte de armas pela Guarda Municipal faz parte de um amplo projeto de segurança pública para todo o município. “Acredito que o armamento da Guarda Municipal é uma segurança para os guardas municipais e para nossa população. Vamos continuar investindo. Já fizemos o Estatuto da Guarda, criamos o Plano de Cargos e Carreiras e, no ano que vem, vamos criar o cargo de Agente Patrimonial que vai trabalhar tomando conta das escolas, das creches, dos postos de saúde, dos CRAS, enfim, do patrimônio do Município. Dando, assim, oportunidade para que nossa Guarda Municipal faça um serviço mais ostensivo nas portas das escolas, nas praças da cidade, para o ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) dar melhor suporte para Polícia Militar. Queremos criar a Guarda Municipal Ambiental, ter a Guarda também para tomar conta da Orla Portuária. Dando estrutura e, hoje armada, eu tenho certeza que eh vai dar mais segurança a nossa população”, ressaltou o prefeito de Corumbá.

Marcelo Iunes antecipou que a Prefeitura trabalha na ampliação do serviço de vídeo monitoramento da cidade. “Estive esta manhã em uma reunião com o Exército sobre investimentos na região do Pantanal e Prefeitura vai poder fazer convênios na questão da Segurança. Vamos fazer esse convênio para dar suporte maior à Guarda Municipal com um melhor sistema de monitoramento. Com certeza, isso vai nos ajudar bastante a dar maior segurança para a nossa população”, completou o prefeito que recebeu o diploma de “Amigo da Guarda”.

Representando os guardas civis que receberam o novo Documento de Identidade Funcional (DIF) com direito ao porte de arma de fogo, Roberta Gonçalves Escobar, destacou a importância do momento para os agentes da Guarda. “É um marco para a Guarda Civil de Corumbá. Agradeço ao prefeito Marcelo Iunes por acreditar na nossa corporação e a todos que acreditaram no nosso trabalho. Agradeço também ao empenho de todos para chegarmos a esse momento. O porte de armas vai nos trazer mais segurança e levar mais segurança para a nossa sociedade”, disse.

Estão em análise documental mais cinco guardas civis municipais que, ainda este ano, podem receber habilitação para o porte de arma de fogo conforme Acordo de Cooperação Técnica e demais normas regulares. Com isso, a primeira turma de formação e habilitação ao porte de arma de fogo da Guarda Civil Municipal Corumbá poderá chegar a 42 agentes, ou seja, 21% do efetivo total, que atualmente está em 200 integrantes.

Também participaram do evento o promotor de Justiça da 5ª Promotoria, Luciano Bordignon Conte, o vereador Alexandre Vasconcellos (representando a Câmara Municipal); e o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o tenente-coronel da PM César Freitas Duarte. Os vereadores Bira; Alex Dellas, Samyr Qualhada e Genilson José acompanharam a cerimônia.

Ainda assistiram à cerimônia a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, Elisangela Siena (Turismo); Ana Cláudia Boabaid (Meio Ambiente); Paulo André Araújo Júnior (Agetrat); Luiz Fernando Moreira (Infraestrutura); Luciano Oliveira (Funec); Mário Sérgio Siqueira (Agemp); Miguel Soares (superintendente da GCM), e Isaque do Nascimento (Defesa Civil).

Skip to content