Novo Pronto-Socorro contará com espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência doméstica

Em visita às obras do novo Pronto-Socorro Municipal, na manhã desta terça-feira, 1° de fevereiro, o prefeito Marcelo Iunes anunciou que a unidade contará com espaço específico para o acolhimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O chefe do Executivo também antecipou que o Município estuda a implantação do Centro Municipal de Imagem no local para atender hospital, maternidade e usuários da rede pública de saúde. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes acompanhou o prefeito na visita.

“Trouxemos a secretária Amanda porque vamos instalar a chamada ‘Sala Lilás’ aqui no novo Pronto-Socorro. O espaço vai atender mulheres vítimas de violência doméstica. É mais um serviço da nossa rede de proteção e enfrentamento e combate à violência contra as mulheres”, destacou o prefeito de Corumbá.

A secretária de Assistência Social e Cidadania detalhou o serviço que vai ser oferecido. “Será uma sala especializada, com acolhimento para essas pessoas quando chegarem aqui, mulheres vítimas de violência doméstica, adolescentes e crianças também. Muitas não procuram atendimento por ser uma situação muitas vezes tratada no meio de um todo. Oferecendo esse diferencial, conseguimos trazer essas mulheres e crianças para cá e dar todo o atendimento que elas necessitam nesse momento em que estão vitimadas pela violência. Será a sala de acolhimento e atendimento às mulheres e crianças vítimas de violência doméstica. Chamamos de ‘Sala Lilás’ porque é a cor da campanha contra a violência doméstica”, disse Amanda Iunes.

“É uma iniciativa muito importante porque ao procurar atendimento para essa situação, a mulher está psicologicamente muito abalada. Aqui, ela vai ter uma equipe especializada para ser atendida e acolhida da melhor forma possível”, completou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Durante a visita, o prefeito frisou que o novo Pronto-Socorro trará um grande ganho para a saúde pública do município. “Será um ganho enorme para saúde, a população, com certeza, vai ter um lugar para ser bem mais assistido. São várias salas  de emergência, enfermaria adulta e infantil, alas de isolamento. No piso superior, para o hospital, serão 30 leitos, 14 salas com dois leitos, raios-x digital, ecocardiograma. Tudo para atender nossa população e, já estamos estudando e viabilizando recursos para colocarmos aqui, entre a Maternidade e o novo Pronto-Socorro, o Centro Municipal de Imagem onde vai funcionar a tomografia e a ressonância, tanto para atender quem está internado como para as pessoas que vem da rede pública da saúde de Corumbá”, disse Iunes.

A obra

Marcelo Iunes também destacou o andamento das obras. “O importante é que está bem adiantada, com muitas pessoas trabalhando, e isso movimenta nossa economia com a geração de empregos no município. Queremos entregar, no mais tardar, neste primeiro semestre”, afirmou o chefe do Executivo Municipal. “Agradeço a empresa que está fazendo o serviço de construção, estamos empenhados em agilizar para que a gente consiga entregar o mais rápido possível. É uma obra em convênio com o Governo do Estado e contrapartida do Município também. Além da área que foi doada pela Prefeitura, também tem a contrapartida de recursos que foi feita pelo Município”, finalizou o prefeito de Corumbá explicando que problemas, como surgimento de minadouros no terreno, atrasaram o cronograma. Também acompanharam a visita o diretor técnico do Hospital, Eduardo Melo;  o diretor administrativo André Luiz Oliveira e o responsável pela empreiteira Vitorino Mello.

A nova estrutura do Pronto-Socorro terá 3,6 mil metros quadrados distribuídos entre salas de emergência, ambulatório, enfermaria, receptivo e setor de triagem. Totalmente equipado para atendimento de urgência e emergência, o novo pronto-socorro mudará sensivelmente o padrão de assistência médico-hospitalar em Corumbá. O Estado, por meio de convênio com a Prefeitura, destinou R$ 11,9 milhões para as obras de ampliação e adequação da Santa Casa, fundada em 1904.

Skip to content