Projeto “Onco Vidas” trás bem-estar aos pacientes oncológicos

Em Corumbá, o tratamento aos pacientes oncológicos vai além da quimioterapia e radioterapia, o cuidado com saúde mental neste momento é fundamental para o enfrentamento da doença. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Corumbá (Unacon) possui um grupo, denominado de “Onco Vidas”, que se reúne uma vez por mês para uma prática terapêutica em grupo.

E hoje, 25 de fevereiro, cerca de 30 mulheres, foram até o Cristo Rei de Corumbá, realizar uma prática de yoga. Como relata a psicóloga da Unidade, Ana Cristina Marques Machado, “este é um momento para troca de experiência, com esta aula de yoga queremos mostra mostrar para os pacientes como viver a vida além da doença. Com uma escuta e vivência compartilhada vamos desmistificando a doença. Fazemos parte da Santa Casa, somos totalmente SUS”.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes conta “para nós é gratificante ver como os pacientes em tratamento de câncer são assistidos em nossa cidade, e quando há necessidade e ir até Campo Grande, fornecemos o transporte, alimentação, e translado, com todo carinho e cuidado que precisam”.

Diagnosticada com câncer de mama, Geovana Mendonça Sena, está em tratamento há cerca de 1 ano, “hoje é um dia especial, estou fazendo 37 anos. Para mim e para minha família estas reuniões fazem faz muita diferença, é uma energia muito boa, não é fácil, só quem vive sabe o quanto é difícil”.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica “a Unacom atende pacientes maiores de 14 anos com biópsia confirmatória e pacientes sem biópsia, mas tem alta probabilidade de ter câncer. Os pacientes chegam ao via Central de Regulação e aqui recebem o tratamento necessário, e caso seja preciso são encaminhados para fazer a radioterapia na capital”.

Com uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, nutricionista, psicólogo, assistente social, a Unacon atende cerca de 200 pessoas que fazem quimioterapia, hormonoterapia e pacientes cirúrgicos.

Fotos: Renê Marcio

Skip to content