Não teria data mais propícia, que este 22 de março, Dia Mundial da Água para dar início às aulas de natação que integram o “Projeto Formando Campeões”. Com alunos da Reme – Rede Municipal de Ensino de Corumbá, na faixa etária dos 08 aos 14 anos, o projeto oferece iniciação ao esporte de maneira gratuita numa parceria entre Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, e Apef – Associação de Profissionais de Educação Física de Corumbá.
Os primeiros a entrar na piscina foram os inscritos na turma de terças e quintas-feiras, às 08 horas da manhã. Acompanhados dos pais ou responsáveis, cada aluno vestiu a roupa de banho, colocou a touca e começaram sob a orientação do professor Marcelo Ribeiro a se familiarizar com o ambiente aquático, porém não é apenas isso.
“Acredito que esse projeto aumenta a rede de contatos das crianças porque coloca em interação estudantes de diferentes escolas, de regiões e realidades diferentes da cidade. Passamos por dois anos críticos, longe da escola, longe das salas de aula e aqui conseguimos contemplar estudantes de todas as escolas da nossa rede”, explicou Marcelo, que também é coordenador do projeto na modalidade natação.
Tatiane Araújo, mãe de Adryan, teve uma especial preocupação ao buscar uma vaga para o filho dentro do projeto. Ela contou que o garoto, ainda com 11 anos, demonstrou alteração em exames clínicos.
“A doutora recomendou que buscássemos alguma atividade física para ele, pois estava apresentando a glicemia muito alta, um alerta para diabetes. Daí, dias depois surgiu o anúncio das inscrições no projeto. Vim aqui, enfrentei fila, mas consegui garantir a vaga dele e da minha sobrinha”, comentou a mãe ao lembrar a grande procura pelas vagas que foram limitadas.
Ao todo, 120 estudantes estão distribuídos entre oito turmas em dias alternados e contra turnos escolares. A lista de espera superou expectativa e, hoje, conta com 150 aguardando alguma desistência.
O secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, contou que a aceitação do projeto superou as expectativas e que a Semed vai à busca de novas parcerias para ampliar as atividades e modalidades esportivas.
“Dentro das nossas possibilidades, estamos contribuindo com o esporte em nossa cidade. Nossas crianças ganham em desenvolvimento não apenas físico, mas de interação, socialização quando as turmas são formadas por alunos de diferentes escolas. É irmos para além do padrão curricular, é trazer algo que vai ser importante na vida dessas crianças”, afirmou o gestor.
Além da natação, o Formando Campeões oferece também aulas de xadrez, a fim de desenvolver concentração e raciocínio nos estudantes. Para as duas modalidades, as aulas acontecem na sede da Apef, localizada na rua Colombo, 1045, antiga sede do Riachuelo Futebol Clube.