Formando Campeões inicia aulas de natação com estudantes da Reme

Não teria data mais propícia, que este 22 de março, Dia Mundial da Água para dar início às aulas de natação que integram o “Projeto Formando Campeões”. Com alunos da Reme – Rede Municipal de Ensino de Corumbá, na faixa etária dos 08 aos 14 anos, o projeto oferece iniciação ao esporte de maneira gratuita numa parceria entre Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Ensino, e Apef – Associação de Profissionais de Educação Física de Corumbá.

Os primeiros a entrar na piscina foram os inscritos na turma de terças e quintas-feiras, às 08 horas da manhã. Acompanhados dos pais ou responsáveis, cada aluno vestiu a roupa de banho, colocou a touca e começaram sob a orientação do professor Marcelo Ribeiro a se familiarizar com o ambiente aquático, porém não é apenas isso.

“Acredito que esse projeto aumenta a rede de contatos das crianças porque coloca em interação estudantes de diferentes escolas, de regiões e realidades diferentes da cidade. Passamos por dois anos críticos, longe da escola, longe das salas de aula e aqui conseguimos contemplar estudantes de todas as escolas da nossa rede”, explicou Marcelo, que também é coordenador do projeto na modalidade natação.

Tatiane Araújo, mãe de Adryan, teve uma especial preocupação ao buscar uma vaga para o filho dentro do projeto. Ela contou que o garoto, ainda com 11 anos, demonstrou alteração em exames clínicos.

“A doutora recomendou que buscássemos alguma atividade física para ele, pois estava apresentando a glicemia muito alta, um alerta para diabetes. Daí, dias depois surgiu o anúncio das inscrições no projeto. Vim aqui, enfrentei fila, mas consegui garantir a vaga dele e da minha sobrinha”, comentou a mãe ao lembrar a grande procura pelas vagas que foram limitadas.

Ao todo, 120 estudantes estão distribuídos entre oito turmas em dias alternados e contra turnos escolares. A lista de espera superou expectativa e, hoje, conta com 150 aguardando alguma desistência.

O secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu, contou que a aceitação do projeto superou as expectativas e que a Semed vai à busca de novas parcerias para ampliar as atividades e modalidades esportivas.

“Dentro das nossas possibilidades, estamos contribuindo com o esporte em nossa cidade. Nossas crianças ganham em desenvolvimento não apenas físico, mas de interação, socialização quando as turmas são formadas por alunos de diferentes escolas. É irmos para além do padrão curricular, é trazer algo que vai ser importante na vida dessas crianças”, afirmou o gestor.

Além da natação, o Formando Campeões oferece também aulas de xadrez, a fim de desenvolver concentração e raciocínio nos estudantes. Para as duas modalidades, as aulas acontecem na sede da Apef, localizada na rua Colombo, 1045, antiga sede do Riachuelo Futebol Clube.

Skip to content