No Dia do Consumidor, prefeito destaca estruturação do Procon para atender população

A Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Corumbá (Procon) promoveu um café da manhã para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta terça-feira, 15 de março. O prefeito Marcelo Iunes e o vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto participaram do ato.

Marcelo Iunes reforçou que o Executivo Municipal trabalha para implementar a modernização do atendimento ao público. “Estamos estruturando o Procon; trabalhamos na criação do cargo de Fiscal de Relações do Consumidor, que vamos encaminhar para a Câmara Municipal, para qualificar ainda mais o serviço que oferecemos para a nossa população aqui no Procon. É importante que o Procon tenha esse servidor para o trabalho lá na ponta”, destacou o prefeito de Corumbá ao lembrar que a transformação do Procon garantiu “autonomia” de ações para o órgão.

O vice-prefeito destacou a importância do serviço para a população corumbaense. “Temos um Procon muito bem estruturado, que está à disposição de toda a nossa população. É um órgão que atende todas as classes e, principalmente, aqueles que mais necessitam do Poder Público para garantir seus diretos consumeristas. Todos que tiverem algum  tipo de problema, relacionado ao consumidor, podem procurar o nosso Procon”, disse Dirceu Miguéis Pinto.

Participando da atividade, o promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte enfatizou que a celebração da data lembra a importância do direito do consumidor para a sociedade. Ele ressaltou que um dos desafios do órgão é “levar às pessoas o conhecimento do direto que elas têm”.

O diretor-executivo do Procon, Vital Gonçalves Miguéis, destacou a atuação do órgão no atendimento às populações de Corumbá e Ladário e o trabalho para assegurar e garantir os direitos dos consumidores. “O convênio firmando entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) tem o objetivo de conferir maior efetividade à atuação do Procon de Corumbá,  em especial, no que tange aos acordos formalizados em audiências”.

Vital Miguéis informou que “durante o período de 1° de janeiro de 2021 a 14 de março de 2022 foram verificadas 2.252 aberturas de reclamações, bem como 452 atendimentos preliminares, gerando um total de 2.704 atendimentos. No mesmo período foram 642 audiências realizadas”. A sede do Procon fica na avenida General Rondon, número 1.206, entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro, no Centro da cidade.

Acompanharam a solenidade, o secretário Municipal de Governo Luiz Antônio da Silva; o procurador-geral do Município Alcindo Cardoso do Valle Júnior; a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente Ana Cláudia Boabaid; o diretor-presidente da Agetrat Paulo André Araújo Júnior; o vereador Ubiratan Campos e a presidente da OAB Corumbá Maria Carolina do Valle.

Skip to content