Comitiva da Semed conhece modelo de gestão para ensino infantil em cidades paulistas

São Paulo, uma das maiores cidades da América Latina e com experiências de sucesso em vários setores, inclusive o da Educação, foi o destino de uma comitiva formada por integrantes da Secretaria Municipal de Educação de Corumbá – Semed.

O objetivo da viagem até à capital paulista foi conhecer as ações educativas, as metodologias inovadoras aplicadas e os projetos multidisciplinares desenvolvidos para os níveis de ensino da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, os quais visam instruir os alunos da rede municipal de ensino para um aprendizado que permitam o desenvolvimento de novas habilidades, bem como melhorar a qualidade no atendimento educacional dos alunos.

Formada pelo secretário municipal de Educação de Corumbá, professor Genilson Canavarro de Abreu; pelo assessor jurídico Igor Rennan de Oliveira Ramos e pela assessora técnico-pedagógica Micheline Medeiros dos Santos Sant’Anna, a comitiva visitou espaços administrativo, pedagógicos, escolas e creches entre os dias 25 e 28 de abril.

Os profissionais da Semed Corumbá estenderam a visita também para a Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos, cidade mais populosa do estado de São Paulo depois da capital, onde foram recebidos pela diretora do Departamento de Planejamento de Educação, Mara Gianetti. Eles também foram conhecer a gestão realizada em unidades das cidades de Campinas e São João da Boa Vista.

Nessas cidades foi possível realizar o compartilhamento de experiências sobre as questões supracitadas, buscando novas ideias também com relação ao funcionamento da gestão de políticas públicas educacionais, na tentativa de realizar uma adaptação à realidade das nossas escolas no Pantanal Sul Mato-Grossense.

“A visita foi muito produtiva porque pudemos in loco verificar a parte de infraestrutura física, o pedagógico e o humano”, esclareceu o secretário ao lembrar que o modelo de gestão das cidades paulistas visitadas está sendo, cada vez mais, adotado em outros municípios do país.

“É uma gestão que permite que a Educação alcance de forma rápida e com qualidade as necessidades do município”, explicou Genilson ao afirmar que, com a visita, inicia-se um trabalho para criar uma proposta voltada para a realidade corumbaense.

Ele ressalta que um relatório será apresentado ao prefeito Marcelo Iunes que, de forma conjunta com a Semed, decidam sobre a implantação do modelo na cidade pantaneira.

Skip to content