Em Corumbá, Semana da Primeira Infância mobiliza rede de proteção às gestantes e crianças

A Semana da Primeira Infância foi aberta em Corumbá nesta segunda-feira, 15 de agosto, com a presença dos profissionais que integram a rede de proteção, acolhimento e assistência às gestantes e crianças do município. O evento foi realizado no auditório do Projeto Criança e Adolescente Feliz (PCAF) e contou com a palestra da coordenadora estadual do Programa Criança Feliz, Alessandra Nery, e da psicóloga e pedagoga Andrea Paola Yanguas.

“Este é um dia muito importante. Corumbá é reconhecida como uma boa prestadora de serviço nessa área. Todos nós precisamos ter esse olhar carinhoso, esse olhar amoroso, principalmente para essas crianças que mais necessitam do Poder Público. Nós, enquanto Gestão municipal, temos a obrigação de fazer esses recursos chegarem na ponta, na população que mais precisa”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

“Temos o compromisso ético de colocar nossos olhos sobre o cuidado e a proteção das crianças. Por isso a mobilização pela Primeira Infância envolvendo todas as instâncias do governo e seguimentos da sociedade civil com a atuação no município. Não há dúvida que valorizar a infância é fincar as bases de um futuro mais sólido”, complementou o prefeito, destacando o Plano Municipal da Infância da Adolescência (PMIA) do Município.

“O município possui um Plano Municipal muito bem estruturado, amplamente debatido com toda a sociedade, tanto que recebemos pela Abrinq, em julho de 2020, o prêmio Prefeito Amigo da Criança, reforçando ainda mais o nosso comprometimento com a primeira infância”, afirmou Marcelo Iunes.

Para a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, a Semana da Primeira Infância “é uma satisfação imensa pra nós que estamos aqui trabalhando no que se diz respeito a nossas crianças e adolescentes, termos aqui uma rede tão forte e comprometida. Porque cada um de vocês aqui são multiplicadores e temos uma rede de enfrentamento que faz com que Corumbá se torne referência no Brasil”.

“Nós sabemos da importância do desenvolvimento dessas crianças desde a gestação, que é o acompanhamento que nós temos, até a idade de 6 anos, que é onde é a formação do indivíduo. E nós estamos conseguimos transmitir a importância dos valores de um cidadão para que a gente possa crescer num mundo cada vez justo e fraterno”, enfatizou a primeira-dama.

Também presente na solenidade, o juiz Maurício Miglioranzi, titular da 1ª Vara Civil, ressaltou que “com a edificação, com a solidificação do Programa Criança Feliz, nós pensamos que chegaremos mais cedo nas preocupações com a vida dessas crianças. O apoio do governo do estado é muito importante para que Corumbá continue se dedicando, se esmerando. E a capacitação das senhoras e dos senhores é fundamental para que nós cheguemos mais cedo e salvemos, ou possamos pelo menos reduzir essa mortalidade evitável”.

O objetivo da semana é levar o conhecimento para rede socioassistencial sobre o Programa Criança Feliz e fomentar ações e debates sobre os cuidados fundamentais para a garantia de uma primeira infância segura contribuindo para diminuição do índice de mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças de zero a seis anos.

Fotos: Gisele Ribeiro

Skip to content