Estudantes da Escola Luiz Feitosa Rodrigues representam Corumbá em evento nacional de robótica

Estudantes da Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues embarcaram nesta tarde, 19 de outubro, para Curitiba. Eles irão participar do First Lego League Explorer, torneio de robótica que envolve estudantes de todo o Brasil. Os corumbaenses foram os únicos representantes de escola pública da região Centro Oeste a serem selecionados para o evento que reúnes estudantes entre 09 a 16 anos de idade.

Batizada de “Galáticos”, a equipe de Corumbá que embarcou para a capital paranaense é composta por três estudantes, além do Proatic (Professor de Apoio ao Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação), Felipe, e da gestora, Lenir Fernanda Gomes da Silva. Em Corumbá, a equipe é mais robusta, sendo composta pelos seguintes alunos: Marcelo, Emilly, Isabelle, Kauã, Gustavo e Théo.

A cada ano uma temática é escolhida para os desafios apresentados aos estudantes. Desta vez, eles capacitados para desenvolverem soluções relacionadas ao transporte e logística, a fim de compreenderem as diversas formas de transportes de cargas.

A equipe teve várias ideias e decidiram criar uma cidade onde o transporte utilizava energia limpa sempre pensando no meio ambiente e na inclusão com criatividade e persistência para resolver problemas, trabalhando em conjunto e adquirindo novas habilidades. Sem esquecer o contexto regional, os corumbaenses ainda desenvolveram uma “chalana” dentro da estrutura criada com os recursos robóticos e nomearam o projeto de “Ativos” Logística para o Futuro.

“A cada ano é definido um tema diferente para o desafio, baseado em problemas do mundo real vivenciados por cientistas, pesquisadores, engenheiros e outros profissionais. Após o lançamento do desafio, professores e alunos têm um tempo para formarem suas equipes e se prepararem para a temporada. Na etapa nacional, as equipes se reúnem presencialmente para dias de muitos treinos, testes, avaliações e diversão”, destaca Jonatan Alan, operador nacional das categorias Discover e Explore pelo Educacional.

Na competição, os estudantes de Corumbá irão encarar desafios competindo contra representantes das cidades do Rio de Janeiro, Cianorte, Campo Largo, Joinville, Porto Alegre e da anfitriã Curitiba.

Liderados por dois adultos, eles precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

A FIRST® é uma ONG norte-americana e significa: For Inspiration e Recognation of Science and Tecnology. Foi fundada em 1989 com o intuito de incentivar jovens e estudantes o interesse em áreas STEM por meio de programas que hoje são reconhecidos em mais de 100 países com mais de 504 mil participantes em mais de 200 eventos.

O First LEGO League, criado pela Fundação FIRST para incentivar a educação e o ensino da robótica nas escolas públicas por meio de competições saudáveis e trabalho em equipe, traz disputas em duas categorias operadas no Brasil pelo Educacional: Discover, entre alunos da educação infantil (3 a 6 anos), e Explore, entre estudantes do ensino fundamental (6 a 10 anos). Além delas, crianças e jovens de 9 a 16 anos participam da categoria Challenge, operada pelo SESI Departamento Nacional.

Veja o case de Corumbá clicando aqui.

 

Skip to content