Outubro Rosa: ESFs Ênio Cunha 2 e Bonifácio Tiaen funcionam até às 21 horas nesta quarta-feira

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o horário de atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) para realizar coleta de preventivo, solicitação de mamografia e orientações educativas sobre o câncer de mama e de colo do útero. A medida faz parte da Campanha Outubro Rosa e segue um cronograma estabelecido pela Gerência de Atenção Básica em Saúde para atender todas as regiões da cidade.

Nesta quarta-feira, 19 de outubro, a ESFs Ênio Cunha 2, que fica na rua Laranjeira 170 – Dom Bosco, ficará aberta das 17 horas até às 21 horas. O horário ampliado também se repete na unidade de saúde na próxima sexta-feira, dia 21. Já a ESF Bonifácio Tiaen, no bairro Padre Ernesto Sassida, funcionará até às 21 horas nesta quarta-feira, dia 19. No dia 20, quinta-feira, estarão atendendo no período noturno as ESFs Lúcia Maria, no bairro Guanã, e Pedro Paulo 2, localizado na rua Batista das Neves, número 119, Centro.  Já no dia 21, sexta-feira, ficarão abertas no período noturno as ESFs Lúcia Maria, Ênio Cunha 1, no bairro Cervejaria, Ênio Cunha 2 e a Gastão de Oliveira, no bairro Maria Leite.

O aparelho de mamografia terá seu funcionamento normal retomado no período vespertino desta quinta-feira, 20 de outubro, após ter sido submetido à manutenção preventiva. Os exames são agendados pelo sistema nas Unidade de Saúde ou pela Saúde da Mulher. São 09 vagas pela manhã e 09 vagas pela tarde.

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos e ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. Com informações do Instituto Nacional do Cancer (INCA).

Skip to content