Mostra celebra Dia Internacional da Animação em Corumbá

Em alusão ao Dia Internacional da Animação (DIA), celebrado nesta sexta-feira, 28 de outubro, Corumbá está sediando uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. As exibições, que começaram na quarta-feira dia 26, acontecem na Biblioteca CEU Heloísa Urt, são promovidas pela Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico.

Hoje, a Biblioteca CEU Heloísa Urt ainda tem dois horários de exibição. Às 13h30 com a Mostra Paralela e acervo e às 19h30 com a Mostra Oficial. A entrada é franca. A biblioteca está localizada na Praça CEU, que fica na rua Marechal Deodoro, 2200, bairro Jardim do Estados. O evento é realizado desde 2004. Depois de dois anos com exibições online em razão da pandemia de covid, em 2022, chegamos ao 19ª ano, retornando ao formato tradicional com exibições presenciais em mais de 100 cidades em todas as regiões do Brasil.

A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema.

O DIA visa ampliar o acesso e fomentar o conhecimento do público em relação ao universo do cinema de animação produzido no Brasil é a missão do DIA. Enfim, mudar a ideia de que animação é algo restrito às crianças. Entretanto, vale reforçar que sempre haverá programação infantil que é também uma maneira de formar público adulto no futuro.

Skip to content