No Dia Nacional do Agente Comunitário, Prefeitura inicia trabalho pioneiro de combate à leishmaniose

Vinte e cinco cães tiveram o sangue coletado e receberam coleiras que repelem o mosquito palha (Lutzomyia longipalpis) neste primeiro dia de trabalho de campo do Plano Municipal de Ação para intensificar a vigilância e o controle da leishmaniose visceral em Corumbá.  A ação pioneira na região pantaneira faz parte de um estudo nacional realizado pelo Ministério da Saúde.

O encoleiramento dos animais é realizado com base no censo realizado em 2021 no bairro Jardim dos Estados e conta com o apoio fundamental dos Agentes Comunitários da Rede Municipal de Saúde.

“Os Agentes de Saúde (Comunitário e Endemias) são profissionais essenciais. Eles são o elo entre a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a população através do olhar atento e cuidado zeloso trazendo as demandas e levando as orientações necessárias”, afirmou a secretária de Saúde de Corumbá, Beatriz Assad.

“Neste dia, aproveito para deixar nossos parabéns a todos esses profissionais que se dedicam com competência e muito trabalho ao atendimento a comunidade”, completou a secretária. Hoje a Prefeitura de Corumbá possui 194 Agentes Comunitário de Saúde e 153 Agentes Comunitário de Endemias.

O prefeito Marcelo Iunes também destacou a importância desse estudo e a data emblemática para a categoria. O chefe do Executivo municipal lembrou ainda que Corumbá hoje cumpre integralmente a Lei 2.841, que assegura o pagamento do piso nacional aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE)

“Entendemos a importância dos Agentes Comunitários e de Endemias dentro de todo o sistema de Saúde, por isso que ainda no mês de julho decidimos aportar recursos próprios do Município para atender essa demanda salarial da categoria”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.  O repasse mensal feito pelo Governo Federal ainda não é suficiente para pagar todos os servidores das áreas.

Dia Nacional do Agente Comunitário

A data, instituída pela Lei nº 11.585/2.000, homenageia o Agente Comunitário de Saúde (ACS), um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.

Skip to content