O prefeito Marcelo Iunes participou das celebrações em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, na manhã desta quarta-feira, 12 de outubro. Iunes, acompanhado pela primeira-dama e secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, assistiu à missa na igreja de mesmo nome da Santa, localizada na rua Tenente Melquíades de Jesus, quase esquina com a avenida Porto Carrero.
As homenagens à Padroeira do Brasil tiveram início logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira. A programação seguiu ao longo de todo o dia com missas; quermesse; almoço com show musical; procissão; coroação imagem da santa e queima de fogos. Também acompanharam as celebrações o secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva; o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Cruz; a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Sienna, e o presidente da Câmara, vereador Roberto Façanha.
Considerada a padroeira do Brasil, o início da história da devoção de Nossa Senhora Aparecida é datado do ano de 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida do rio Paraíba.
Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
O dia 12 de outubro, data dedicada a Nossa Senhora Aparecida, é feriado nacional e, em todo o país, acontecem grandes manifestações de fé e celebrações que reúnem milhares de fiéis. Também é comum, devotos oferecerem almoço para o público infantil, já que na mesma data, é comemorado o Dia das Crianças.
**Fotos: Renê Marcio Carneiro/PMC