Práticas de ensino em escolas de fronteira ganham destaque com Workshop que começa hoje em Corumbá

Inicia-se hoje, 04 de novembro, a segunda edição do Workshop de Educação na Fronteira Brasil/Bolívia. Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o evento propõe-se a constituir um amplo espaço de intercâmbio de experiências entre os professores que atuam nas escolas públicas municipais de Corumbá e de Puerto Quijarro, cidades respectivamente em territórios brasileiro e boliviano.

A abertura do evento acontecerá na Unidade III, da Câmpus do Pantanal, unidade da UFMS em Corumbá, a partir das 18 horas, com a explanação do professor doutor Valdiney da Costa Lobo sobre o projeto de extensão “Pedagogia de Fronteira”, que tem por objetivo contribuir para reflexão e planificação de uma política educativa intercultural e plurilíngue.

“É certo que a Educação em área de fronteira traz elementos a mais na prática cotidiana do Ensino. A troca de experiências por meio da reflexão sobre esse dia-a-dia refina o ensino e a aprendizagem utilizando-se da grande riqueza que é conviver, por exemplo, com língua e costumes, diferentes. Há muito mais o que nos une do que nos separa e esse evento surge para evidenciar essa afirmação”, comentou o secretário municipal de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu.

O Workshop seguirá por todo o dia 05, sábado, ainda na Unidade III do CPAN/UFMS, com comunicações orais distribuídas em três simpósios temáticos: I. Intercâmbio de Experiências Didáticas:  apresentação de relatos de experiências didáticas por professores atuantes em todos os níveis da Educação Básica dos munícipios envolvidos; II. Práticas de Gestão Educacional: apresentação de relatos de experiências de coordenadores e diretores atuantes nas escolas públicas dos municípios envolvidos; e III. A Literatura Infantil como Prática Pedagógica: apresentação de relatos sobre experiências de práticas pedagógicas voltadas à literatura infantil dos municípios envolvidos. Veja a lista completa das apresentações, clicando aqui.

Além disso, o evento será palco da Feira Literária Fronteiriça com a participação de onze autores sul-mato-grossenses e bolivianos.

Skip to content