Prefeito repassa kits de materiais esportivos para comunidade indígena da etnia Guató

A Prefeitura de Corumbá repassou kits de materiais esportivos para a comunidade indígena Guató. A entrega foi feita pelo prefeito Marcelo Iunes diretamente ao cacique Osvaldo Correia da Costa – líder da Aldeia Uberaba – na quinta-feira, 03 de novembro. O secretário de Governo, Luiz Antônio da Silva, acompanhou o ato realizado no Paço Municipal.

“Pedi ao Luciano Silva, nosso diretor-presidente da Funec, que inscrevesse Corumbá no Programa MS + Esporte: Povos Indígenas: Esportes, Lazer e Cidadania, do Governo do Estado, que visa  aumentar o acesso às práticas esportivas para os nossos povos indígenas”, disse o prefeito Marcelo Iunes ao formalizar o Termo de Cessão de Uso para o programa do Município denominado ‘Guató + Esportes, lazer e Cidadania’.

“Esse material ajuda muito a nossa comunidade, porque é difícil e bem complicado para a gente comprar. Desenvolvemos sempre trabalho de jogos na aldeia, a gente incentiva o jovem a praticar esporte” afirmou o cacique Osvaldo.

O diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Luciano Silva, contou que após a orientação do prefeito foi elaborado o projeto e enviado para a Fundesporte. “A Funec apoia os diversos eventos esportivos da nossa cidade e não poderíamos, deixar de atender a única aldeia que temos aqui em Corumbá. Enviamos o projeto, graças a Deus fomos atendidos e concretizamos essa entrega. Agradeço aqui ao Governo do Esporte e à Fundesporte pela parceria”, completou.

Foram repassados kits contendo equipamentos de tênis de mesa; dominós; badminton; bolas de futebol; redes de futebol; apitos; raquetes de tênis de mesa; raquetes de badminton; redes e bolas de voleibol; fitas para marcações de campos e quadras; corda de cabo de guerra e coletes para treinamento.

Localizada na ilha Ínsua, distante 350 km de Corumbá, no Pantanal Norte, próxima da divisa com o estado de Mato Grosso, a ilha tem 10.900  hectares e foi demarcada pela Funai em 1998. O acesso é somente aéreo ou  fluvial. Moram na aldeia Uberaba, o cerca de 200 pessoas da etnia guató.

Skip to content