Prefeito decreta luto oficial pelo falecimento da artista plástica Izulina Xavier

O prefeito Marcelo Iunes lamentou profundamente o falecimento da artista plástica e escritora Izulina Gomes Xavier, 97 anos, ocorrido nesta quarta-feira, 16 de novembro, em Corumbá. Consternado, o prefeito prestou sua solidariedade aos familiares, amigos e destacou o grande legado deixado por ela para a cultura sul-mato-grossense.

“Dona Izulina foi uma grande artista, uma pessoa sensível e que sempre amou e representou muito bem nossa cidade. Foi merecedora das várias homenagens que recebeu ao longo de sua vida e escreveu seu nome na história corumbaense, principalmente pelas obras da Via Sacra e do Cristo Rei do Pantanal, talvez o ponto turístico mais famoso do município”, afirmou.

O chefe do Executivo decretou luto oficial de 3 dias pelo falecimento de Dona Izulina. O Decreto 2.872 foi publicado no DIOCORUMBÁ desta quarta-feira, 16.

Nascida em 1925 no município de Simões, no Piau, chegou a Corumbá em 1944 após após ter se casado com José Xavier. Autodidata e, sem nunca ter entrado em uma escola, escreveu romances; histórias de cordéis; livros de poemas; peças para teatro, além de ter confeccionado centenas de esculturas em concreto espalhadas por Corumbá, Ladário e cidades bolivianas que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul.

Em 2003 e 2006, a história da artista foi retratada no Carnaval corumbaense. A imagem do Cristo Rei do Pantanal, instalada no Morro do Cruzeiro, é uma das maiores obras da artista. Datada de 2004, a obra é composta pela Via Crucis, com 72 escultura, no trajeto de subida ao local, representando as 14 estações da Via Sacra. “Eu comecei essa obra do Cristo Rei de braços abertos sozinha, foi de  certa forma uma loucura, mas uma loucura que deu certo”, disse Izulina Xavier em 2015.

Cidadã corumbaense, sul-mato-grossense e doutora Honoris Causa pela  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ao longo de seus 97 anos, a artista plástica  piauiense, Izulina Gomes Xavier, escreveu de forma definitiva seu  nome na história da cultura corumbaense e sul-mato-grossense.

**Foto: Reprodução Facebook

Skip to content