Para prefeito, retomada da mineração com chegada da J&F é positiva para Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes acompanhou nesta terça-feira, 06 de dezembro, o anúncio oficial de retomada da operação da mina de minério de manganês, no Morro do Urucum, pela Mineração Corumbaense Reunida (MCR), empresa do Grupo J&F Mineração. O anúncio trouxe a Corumbá o governador Reinaldo Azambuja e o presidente da J&F  Investimentos – controladora da MCR –, Aguinaldo Gomes Ramos Filho, e o diretor de Planejamento, Desenvolvimento e Operações da J&F Mineração, Lúcio Cavalli.

Integrando a comitiva do governador na visita às minas do Morro do Urucum (de manganês) e do Morro Santa Cruz (minério de ferro), o prefeito Marcelo Iunes classificou como extremamente positiva a retomada da produção das minas pela J&F Mineração. “É fundamental essa retomada para Corumbá, principalmente porque é um importante polo de geração de emprego e renda para nossa população. Já começam com 300 empregos diretos e para o ano que vem há perspectiva de ampliação desse total, para mais 300 empregos. É muito importante para Corumbá essa geração de empregos. Quanto maior geração de emprego mais dinheiro circula na nossa economia e aquece nosso comércio”, ressaltou o chefe do Executivo Municipal. O prefeito pontuou que o aproveitamento da mão de obra local vai ao encontro da sua política para crescimento e desenvolvimento de Corumbá. “Sempre nós cobramos  isso”, observou Iunes. A J&F deverá manter um escritório na cidade para contratação de profissionais da cidade.

Marcelo Iunes também destacou a importância econômica do investimento para o município. “Corumbá utiliza bem os recursos da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), aplicando em ações nas áreas de  saúde, educação, meio ambiente e infraestrutura. A expansão da produção de minério, consequentemente amplia o repasse para o município. Tenho certeza que com esse aumento do repasse da CFEM vamos continuar e fazer muito mais pelo município de Corumbá, investindo em mais reformas de escola, reformas de postos de saúde, construção de postos de saúde de escolas”, disse.

Prefeito agradeceu o apoio do governador Reinaldo Azambuja

O prefeito agradeceu o apoio do governador Reinaldo Azambuja para a instalação da J&F em Corumbá. “Temos que agradecer ao governador Reinaldo Azambuja, esse  grande parceiro de Corumbá, que foi dos principais responsáveis por trazer o investimento na mineração, que foi muito firme na postura para a chegada da J&F. Agradeço ainda à direção da J&F por acreditar em Corumbá, acreditar no Estado. Eles chegam com o intuito de expandir a produção, de dobrar a produção de minério, que era de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas por ano. Agradeço a confiança em Corumbá e estamos à disposição para apoiar nos projetos que tragam o desenvolvimento sustentável de Corumbá”, completou Marcelo Iunes.

“Para nós é um dia especial. Acreditamos na operação minério de ferro e manganés. Adquirimos essa operação recentemente, tem menos de seis meses. Estamos animados e otimistas com o futuro da mineração em Corumbá. Temos pretensão de continuar investindo e expandindo nossas operações. Estamos reativando a mina Urucum as operações na mina Santa Cruz. Essa ação tem importância grande na geração de emprego e renda. Já contratamos mais de 300 pessoas em 60 dias e nossa intenção é contratar pelo menos mais 300 pessoas até o início do ano que vem”, disse Aguinaldo Gomes Ramos Filho, presidente da J&F  Investimentos – controladora da MCR.

“Agradeço por acreditarem em Mato Grosso do Sul, por investirem em mineração, que é nova para o grupo, mas muito importante para o crescimento econômico do nosso Estado e fortalecer o setor mineral do Mato Grosso do Sul. A J&F comprou as operações da Vale para expandir a mineração, proporcionando geração de emprego e renda com segurança e sustentabilidade”, finalizou o governador Reinaldo Azambuja. Também acompanharam a comitiva o secretário da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Produção, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Jaime Verruck, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques.

A J&F Mineração

As operações da MCR incluem duas minas em Corumbá: Santa Cruz, de minério de ferro, e Urucum, a única mina subterrânea de manganês em operação na região.

Além disso, a J&F Mineração conta com uma cadeia logística  completa: dois pátios de estocagem de produtos, um porto próprio de  embarque em Corumbá (Porto de Gregório Curvo) e um porto de descarga de  barcaças e embarque de navios no Uruguai.

A logística hidroviária ocorre por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná  até Argentina e Uruguai. A frota de barcaças também está preparada para  transportar cargas secas a granel e atracar com barcaças tanque.

**Fotos: Renê Marcio Carneiro/PMC

Skip to content