Guarda Municipal leva trabalho de prevenção às drogas para escolas de Corumbá

Durante o segundo semestre do ano passado, a Guarda Civil Municipal de Corumbá realizou nos estabelecimentos de ensino o projeto SEMEAR (Programa de prevenção e combate ao uso de drogas na escola), com ciclo de palestras e vídeos educativos alertando crianças e adolescentes sobre os riscos decorrentes do uso de drogas.

O projeto foi desenvolvido pelo Guarda Civil Municipal e professor Magalhães, que busca através do projeto conscientizar os alunos dos perigos relacionados ao uso de drogas, alertando-os sobre os problemas e agravos decorrentes do uso, e também visa levar informações aos pais, para que estes também se tornem disseminadores de informação em casa.

O Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social Cesar Freitas Duarte que também é presidente do COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) falou sobre a importância do projeto desenvolvido pelo GCM Magalhães nas escolas da rede pública de Corumbá: “A prevenção é um dos 5 eixos das Políticas Públicas Sobre Drogas, inserida na lei 13.343 que é a nova lei sobre drogas no Brasil e nela tem a Política Nacional Sobre Drogas que trata dos 5 eixos (Prevenção, Repressão, Tratamento, Recuperação e Reinserção), e a prevenção é um dos principais pilares da Política Municipal, pois trabalhando a prevenção você tem uma eficiência maior a um custo menor”.

O professor e Guarda Civil Municipal Magalhães (autor e desenvolvedor do projeto) destacou que as drogas são um dos maiores problemas já enfrentados pela sociedade: “O problema das drogas envolve todo mundo. É um problema social, de saúde, de segurança pública, e de vários outros segmentos. Pois a droga não afeta somente o usuário e sim todos aqueles que fazem parte do seu convívio social (seja na escola, família ou qualquer grupo social), resultando em evasão escolar, desestruturação familiar, acidentes de trânsito e aumento significativo nos casos de violência. Esse projeto foi criado voltado para atender os alunos e também os pais, para que estes também possam identificar o problema em casa munidos de toda informação necessária”.

Para o Superintendente da Guarda Civil Municipal Miguel Soares, esse projeto realizado junto às unidades de ensino é de grande relevância no combate ao uso de drogas: “As Guardas Civis Municipais fazem parte da Segurança Pública, e temos por “obrigação” contribuir de forma preventiva, e nada melhor do que a escola para tratarmos desse assunto que infelizmente envolve muitos adolescentes e acaba atingindo muitas famílias que sofrem com esse mal, pois nesse período da adolescência que eles estão mais suscetíveis e temos que alertá-los. Esse trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal através do GCM Magalhães é muito importante e não podemos deixar de falar sobre esse tema dentro da escola assim como informar sobre o mal que as drogas causam para a sociedade e para as famílias”.

A diretora Danielle de Souza Baiano, do CAIC, primeira escola a ser contemplada também destacou a importância do projeto: “O projeto é de extrema importância, para trabalharmos a prevenção com os nossos alunos, pois infelizmente a droga está presente, e nós quanto escola precisamos fazer algo e o projeto veio trazer justamente essa questão da prevenção e conscientização, pois trabalha com nossos alunos de maneira lúdica através das palestras e vídeos, e causa muito impacto trazendo-os para essa realidade”.

O projeto em 2023 atenderá todas as escolas da rede pública (urbana e rural), atendendo alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e também o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Fotos: Guarda Civil Municipal

Skip to content