Povo das Águas leva programa Fluxo Legal para mulheres ribeirinhas do Pantanal corumbaense

povo das aguas

Começou nesta sexta-feira, 13 de janeiro, a primeira edição de 2023 do Programa Social Povo das Águas. A equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá vai atender os ribeirinhos da região do Alto Pantanal, do Tagiloma até a Barrra do São Lourenço, já na divisa entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Além dos serviços médicos, educacionais e sociais, a ação também vai levar o programa Fluxo Legal para todas as ribeirinhas dessas regiões. Coordenadora dos dois programas sociais – ambos executados com recursos próprios do Executivo – a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, destacou a importância da inclusão dessas famílias nos serviços oferecidos pelo Poder Público.

Conhecida como Fluxo Legal, a Lei Nº 2.814 dispõe sobre a distribuição de absorventes higiênicos para adolescentes e mulheres de baixa renda de Corumbá. O objetivo é combater a precariedade menstrual, identificada como a falta de acesso a produtos de higiene, de recursos que possibilitem a sua aquisição ou a outros itens necessários ao período da menstruação.

O Fluxo Legal visa ainda oferecer garantia de cuidados básicos de saúde, desenvolvendo meios para a inclusão do público feminino em ações e programas de proteção à saúde menstrual e promover campanha informativa sobre esse período e as suas consequências. A distribuição dos absorventes higiênicos é feita para meninas e mulheres com idades entre 12 a 51 anos que estão cadastradas e regularizadas no CAD Único.

Cronograma

Nesta sexta-feira, dia 13, os atendimentos do Povo das Águas serão nas regiões do Tagiloma; Tuiuiú e Piuval. Os serviços prestados, na subida, acontecerão nos Portos Tagiloma; Tuiuiú; Piuval e Capim Gordura. No sábado, 14 de janeiro, vão ser atendidos os ribeirinhos da região do Castelo no Porto do Zequinha das 08h às 12 horas.

O domingo, 15, reserva atendimentos na região da Ilha Verde e do Paraguai Mirim, no Instituto AGWA, das 08h às 13 horas.

Na segunda-feira, dia 16, a prestação dos serviços será nas regiões do Porto São Francisco e Mato Grande, na Casa da Dona Marvina, das 07h às 11 horas. Das 14h30 às 17h30 o atendimento será no Porto São Pedro, para os moradores das regiões ribeirinhas do Bonfim; Chané e Porto São Pedro.

Para a terça-feira, 17 de janeiro, a equipe do Povo das Águas vai atender as famílias das regiões do Amolar; Porto do Binega e Barra do São Lourenço. Os serviços serão das 07h às 12 horas na Escola da Barra do São Lourenço.

Na quarta-feira, dia 18, o atendimento será na região do Rio São Lourenço. Das 07h às 11h o serviço vai ser prestado no Porto Novo Horizonte, na Casa do senhor Ramão Godói. Das 14h às 16 horas será na Casa do João e da Maria, no Porto Mangueiral.

Os atendimentos na quinta-feira, 19 de janeiro, serão na região Domingos Ramos, das 08h às 12 horas, no Sítio Talismã do senhor Artur.

Foto: Clóvis Neto

Skip to content