O prefeito Marcelo Iunes empossou nesta sexta-feira, 16 de julho, os 24 membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O mandato é para o biênio 2021-2023. O Conselho é um órgão colegiado, instituído pela Lei Municipal nº 2.135 de 23 de dezembro de 2009. O vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto participou da cerimônia simbólica.
“Parabenizo todos vocês que tomaram posse como conselheiros. A Prefeitura está sempre à disposição de vocês. Corumbá é o berço da cultura sul-mato-grossense, temos artistas que se destacam em níveis nacional e internacionalmente e queremos contar com vocês para que nos ajudem a fazer a cultura corumbaense crescer cada vez mais”, disse Marcelo Iunes.
O chefe do Executivo Municipal afirmou que o Conselho traz decisões que ajudam no crescimento da cultura corumbaense. “As ações da Fundação da Cultura e Prefeitura passam pelo Conselho, que nos ajuda no fortalecimento das politicas públicas”, completou Iunes.
De acordo com o prefeito, o Município vem trabalhando para garantir que os recursos do Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal (FIC/Pantanal) possam contemplar, a cada ano, um número maior de projetos.
Diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, destacou que o Conselho é “atuante” e suas ações “mostram e reforçam a importância da cultura corumbaense”. Representando a Câmara Municipal na solenidade, o primeiro-presidente do Legislativo, Manoel Rodrigues, ressaltou que “a cultura de Corumbá se desenvolve e se profissionaliza fortemente na cidade”.
Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Marcelle Saboya Ravanelli, afirmou que a pandemia trouxe um ano atípico para todos e a Cultura sentiu bastante as dificuldades. “Trabalhar a cultura sem contato com as pessoas tem sido um grande desafio e o Conselho, esta sempre presente para ajudar enfrenta os desafios”. Ela enfatizou que Corumbá foi um dos poucos municípios do Estado a repassar quase a totalidade dos recursos da Lei Aldir Blanc.
As atribuições
Funcionando como instância de articulação entre o poder público municipal e a sociedade civil, o Conselho deve atuar com base nas diretrizes propostas pelas Conferências Municipais de Cultura, na elaboração, no acompanhamento da execução, na fiscalização e na avaliação das políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura. Recentemente o CMPC passou por uma nova reestruturação, por meio da Lei n° 2.737, de 2020, que também estabeleceu medidas para o aprimoramento gerencial do Fundo de Investimentos Culturais do Pantanal (FIC/Pantanal).
Confira a formação do Conselho Municipal de Política Cultural
Segmento Governamental: Joilson Silva da Cruz (titular); Marcelle Saboya Ravanelli (titular); Luiz Gustavo da Penha Fontes dos Santos (titular); Carlos Augusto Espíndola (titular); Joanita Campo Ametlla (titular); Sandro da Costa Assef (suplente); José Gilberto Rozisca (suplente); André Luís Ramalho Junior (suplente); Andrea Mavignier Gattas Orro (suplente) e Hesley Santana Salustiano (suplente).
Segmento Não Governamental: Bianca Maria Machado de Oliveira (titular); Wanessa Pereira Rodrigues (titular); Virgínia Ly Lito Pinto (titular); Mariana Gomes Duarte (titular); Victor Junior Montenegro Martinez (suplente); Melina Melgar (suplente); Reinaldo Aparecido dos Santos (suplente); Ramona Catarina Ortiz dos Santos (suplente) e Armindo Tudela Fardim (suplente).