Os 199 anos de Independência do Brasil foram celebrados na manhã desta terça-feira, 07 de setembro, em ato cívico organizado pela Prefeitura de Corumbá e que contou com a o apoio do Exército, da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O prefeito Marcelo Iunes foi representado no evento pelo vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto
“Quero inicialmente trazer um grande abraço no prefeito Marcelo Iunes que não pode tá presente por motivo de força maior. Hoje o nosso Brasil completa 199 anos. É uma data que mudou o destino do País e nós precisamos continuar lutando para que a independência seja efetivada a cada dia”, afirmou o vice-prefeito em seu discurso.
“A história nos conta que a independência não ocorreu da noite para o dia. Também não foi obra de uma só pessoa nem de uma só época. Foi o resultado de acontecimentos que envolveram personagens de brilho que se transformaram em agentes da liberdade contra o colonialismo imposto por Portugal”, continuou Dirceu Miguéis.
“Somos hoje um País pacífico que oferece ao mundo lições sobre convivência fraterna entre as raças. Em nossa região, a presença marcante do Exército, da Marinha e da Aeronáutica a quem representado pelos seus comandantes assegura a todos os essa convivência pacífica e harmoniosa pública e notória. Por isso temos que ser patrióticos e temos que ensinar as nossas crianças e os nossos jovens a serem patrióticos verdadeiros”, completou o vice-prefieto de Corumbá.
Representando o Poder Legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Gomes Façanha, também destacou a importância da data e da presença das Forças de Segurança nesta região de fronteira. “Estamos aqui hoje, nesse dia tão especial que é o dia da Independência do Brasil, para dizer a todos vocês que nós, como cidadãos, esperamos que a democracia seja plena no Brasil, que a liberdade seja plena no Brasil, que todos os direitos sejam respeitados, que todas as crenças, religiões, todos os setores tenha seu direito a e a voto na nossa sociedade”, pontuou o presidente da Câmara Municipal.
Comandante do 6º Distrito Naval, o contra-almirante Paulo César Bittencourt Ferreira aproveitou a oportunidade para, além de parabenizar o Brasil pela data, mostrar um pouco do trabalho realizado pela Marinha na região pantaneira. “Hoje é um dia de festa, é a comemoração da nossa data magna do Brasil. Se cada um tem o seu aniversário, hoje é o aniversário de todos nós, o aniversário da nossa Pátria”, afirmou.
“É uma satisfação muito grande estarmos aqui hoje representados os comandantes das organizações militares, especialmente em Corumbá, no extremo Oeste do País, onde nós estamos desde 1873, sempre muito bem recebidos. Neste ano ainda temos que cumprir os protocolos, afetos a prevenção à Covid-19, mas não obstante fizemos questão de trazer para apresentar a sociedade alguns militares uniformizados com alguns as atuações em que não só a Marinha, mas as Forças Armadas como um todo, para mostrar o papel efetivo das Forças Armadas, que é o de servir. Servir a pátria, servir a sociedade”, completou.
Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o general de Brigada José Luis Araújo dos Santos também discursou sobre o Dia da Independência. “Hoje é um dia de festa para todos nós, no momento em que comemoramos o dia nossa Independência que foi proclamada dia sete de setembro por Dom Pedro. Momento de júbilo e alegria, mas também de recordarmos a nossa história e referenciarmos os nossos heróis do passado”, afirmou.
“Após a Independência do nosso país de Portugal teve início um longo período de consolidação com a participação ativa das Forças Armadas neste período. O Patrono do Exército Brasileiro, o Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, recebeu seu batismo de fogo e ganhou vulto na pacificação dos conflitos internos que ameaçavam a nossa unidade nacional. O resultado dos feitos do Caxias traduziu-se sempre no restabelecimento da paz, na restauração da lei e da ordem e na manutenção da integridade do nosso país”, explicou o comandante.
“Desta forma a 18ª Brigada Ricardo Franco, sediada a cidade de Corumbá e que em dezembro desse ano completa cem anos, deixo aqui mais uma vez o registro de agradecimento pela hospitalidade e o carinho do povo corumbaense para com os militares do Exército. Esta Brigada vem mantendo o braço forte com a presença das operações contra os crimes transfronteiriços e ao longo do rio Paraguai”, finalizou o general de Brigada.