O prefeito Marcelo Iunes reuniu-se nesta quinta-feira, 17 de fevereiro, com integrantes da diretoria da Azul Linhas Aéreas. O encontro, realizado em formato de videoconferência, serviu para discutir a retomada do voo Corumbá – Campo Grande. Atualmente, a empresa já opera o trecho Corumbá – Campinas.
“Existe sim uma demanda para essa conexão entre nossa cidade e a Capital do Estado, principalmente por causa do grande aumento no fluxo de veículos pesados pela BR-262. Hoje são cerca de 700 caminhões por dia transitando pela rodovia”, explicou o prefeito Marcelo Iunes.
O aumento no tráfego da BR-262 é causado, principalmente, pela falta de navegabilidade do Rio Paraguai e pelo crescimento das relações comerciais entre o Brasil e a Bolívia. A vinda de turistas bolivianos, que entram em Mato Grosso do Sul por Corumbá, foi outro ponto destacado durante a agenda.
“São pelo menos 700 bolivianos entrando em Corumbá por dia, de acordo com dados da Receita Federal. E são pessoas com um perfil econômico diferenciado, com grande poder aquisitivo e interessadas em conhecer toda a região”, detalhou a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna da Costa Oliva.
Ela reforçou ainda a expectativa do aumento no turismo de pesca do Pantanal. “Em 2020, por causa da pandemia, tivemos um cenário atípico. Em 2021 o setor retomou folego e fechamos com mais 15 mil turistas que vieram apenas para pescar no Pantanal. Para este ano, a projeção é de que 25 mil pessoas venham à cidade para desfrutar da pesca esportiva”, afirmou.
Também presente na reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, apontou a força do setor minero-siderúrgico da região como mais um diferencial com potencial de viabilizar a operação da conexão aérea Corumbá – Campo Grande.
“Além das mineradoras que atuam de forma consolidada aqui em Corumbá, temos em pleno andamento a implantação da siderurgia também em Puerto Suárez, fronteira com Corumbá. Tudo isso cria demandas para o comércio do Brasil e da Bolívia”, afirmou.
O chefe de gabinete, Elbio Mendonça, também participou do encontro. Representando a Azul Linhas Aéreas, participaram da reunião o assessor da presidência, Ronaldo Veras, o gerente regional da Azul, Lucas Frade, e a gerente de planejamento da empresa, Paula da Silva Levy.
Trabalho conjunto
De acordo com os representantes da Azul, a falta de homologação da pista do Aeroporto Internacional de Corumbá é um dos principais gargalos do setor. O prefeito Marcelo Iunes explicou que o Município já tem articulado o assunto com deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul.
“Vamos também reforçar o assunto com o governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Infraestrutura, Eduardo Ridel, que estarão na cidade, para que, juntos, possamos resolver essa situação que se arrasta há anos. Precisamos de todo envolvimento da classe política para resolvermos definitivamente essa questão do Aeroporto”, prosseguiu o chefe do Executivo Municipal.
O prefeito ainda reiterou a importância da empresa aérea praticar preços acessíveis à população. “Acredito que, incialmente, essa conexão possa ser feita três ou quatro vezes por semana. Com preços atrativos, temos certeza que a população ira utilizar o serviço a ponto de, num segundo momento, pleitearmos um aumento na quantidade dos voos”, concluiu Marcelo Iunes.