A Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá está se mobilizando para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças que podem se tornar epidêmicas. A maior preocupação é com o período de chuvas, propício para a reprodução do mosquito. A intenção é envolver a população na ação que foi batizada de “Saúde nos Bairros, #Aedes Zero”.
Nessa terça feira, no período da manhã, houve capacitação dos agentes de saúde e dos soldados do Exército que irão percorrer todos os bairros e visitar todas as casas do município. A atividade foi no auditório da 17º Bratalhão de Fronteira – Brigada Ricardo Franco. Participaram, técnicos em enfermagem, da Vigilância Epidemiológica, a coordenação do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), biólogos da Vigilância em Saúde do Ambiente (VISAMB) e especialistas do Centro de Controle de Vetores (CCV).
O trabalho deve começar pelos bairros onde existe maior incidência do mosquito. Na quinta feira, 31/01, a Roda de Conversa com os moradores será no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS I), que fica no bairro Centro América.
A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e vai envolver técnicos das secretarias de Assistência Social, Infraestrutura e Educação, além da Fundação de Meio Ambiente. O Exército, através do 17º Batalhão de Fronteira – Brigada Ricardo Franco, também vai entrar na guerra contra o mosquito e dará início ao mutirão no dia 1º de fevereiro.
“A participação dos moradores é importante para o crescimento e desenvolvimento da nossa cidade. Precisamos da ajuda da população nessa guerra de combate ao mosquito Aedes Egypti, para deixarmos a nossa cidade livre da dengue, chikungunya, zika e outras doenças provenientes do acúmulo de entulho, lixo e reservatório de água descoberto em casa. Estaremos atuando juntos nos bairros e contamos com a presença de todos na força tarefa para vencer essa a batalha que vai ser diária”, enfatizou o secretário municipal de Saúde Rogério Leite.