Município chama atenção para Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, promoveu, na manhã desta quinta-feira, 14 de junho, blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho. Realizada pela Coordenadoria da Terceira Idade e Educação Inclusiva, a ação faz parte do Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e chamou atenção para o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, que é celebrado em 15 de junho.

 

Durante a blitz educativa, as equipes da Secretaria Especial entregaram panfletos orientando sobre os direitos dos idosos como, por exemplo, o direito ao respeito; atendimento de suas necessidades básicas; direto à saúde; direto à educação; direito à moradia; direito à justiça; direito ao transporte e direito ao lazer.

 

“Mostramos que que 2018 é o ano de valorização e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa e que amanhã, 15 de junho, é o dia da não violência contra os idosos. Preparamos ações e na sexta-feira teremos palestra sobre o combate à violência contra os idosos. A Coordenadoria, recém-criada pelo prefeito Marcelo Iunes, vai trabalhar as políticas públicas. Vamos atender nos CRAS, CREAS, no Condomínio dos Idosos, asilo e onde mais for necessário”, disse a coordenadora  da Terceira Idade e Educação Inclusiva, Maria Angélica de Jesus Timóteo Amorim.

 

Secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, a primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, participou da atividade. Ela destacou a importância da Coordenadoria da Terceira Idade. “O prefeito Marcelo Iunes tem a preocupação de cuidar dos idosos com um olhar especial. O Município quer valorizar essas pessoas, que têm muita experiência e conhecimento de vida. Vamos trabalhar com a conscientização, valorização e respeito com as pessoas da terceira idade e também com a educação inclusiva”, disse a secretária.


Fundo Municipal

 

A edição de 12 de junho, do Diário Oficial do Município de Corumbá (DIOCORUMBÁ) trouxe a publicação da Lei 2.636 que criou o Fundo Municipal da Pessoa Idosa do Município de Corumbá/MS. Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, o Fundo tem por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar o devido suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados à pessoa idosa no âmbito do Município.


Ano de Valorização e Dia de Combate

 

O Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa foi instituído pela lei federal 13.646/18. A determinação é alusiva ao processo de ratificação, pelo Brasil, da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, e estabelece que sejam empreendidas ações, como a realização de palestras e eventos e confecção de materiais educativos sobre o tema, ao longo do ano de 2018.

 

Por sua vez, o dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Skip to content