Os vencedores do Concurso Soy Loco Por ti América nas categorias desenho, poesia e vídeo foram premiados na manhã desta sexta-feira, 25 de maio, no Circo da Cultura e Cidadania montado no Porto Geral de Corumbá.
“É uma grande alegria ver esse espaço ocupado por crianças, jovens e adolescentes de Corumbá, Ladário e da Bolívia aproveitando esse Festival para integração e a troca de experiências”, afirmou o secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, que representou o governador Reinaldo Azambuja no evento.
Representando o prefeito Marcelo Iunes, o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz também destacou o envolvimento dos estudantes e professores com o concurso. “Essa integração cultural é o grande objetivo de toda essa festa maravilhosa que recebemos em nossa cidade”.
Também presente na premiação, o secretário municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu agradeceu a participação dos diretores, coordenadores, gestores e professores e das famílias participantes da atividade. “Em nome do Athayde, quero agradecer o governador Reinaldo Azambuja por esse estímulo e essa alegria toda”, enfatizou.
O desenho selecionado foi o da aluna Érica Carolina de Oliveira Andrade, com o tema “Mato Grosso do Sul Multicultural”. Érica estuda no 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José de Souza Damy, de Corumbá, e teve como professor orientador Diego Rodrigues da Silva.
A melhor poesia veio da Escola Estadual 2 de Setembro, de Ladário, obra do aluno Luiz Anderson Fernando Lopes, dp 9º ano A, com o título “Mato Grosso do Sul e suas maravilhas”. Ele contou com o apoio da professora orientadora Aglaisse Ramona Orichuela. Os primeiros versos dizem: “Estado festivo do chamamé/Que toma chimarrão e tereré/Cidades grandes e bonitas/Que atraem muitos turistas”.
O vídeo com melhor avaliação também veio da Escola Estadual 2 de Setembro, de Ladário, produzido pelos alunos Pedro José de Santana Marques, Nicaelle de Almeida Silva e Poliana de Souza Cavalheiro, com o tema “Muphan, um retrato da história de Mato Grosso do Sul”. Eles foram orientados pela professora Flaviana de Jesus Silva.