Na manhã desta segunda-feira, 14 de dezembro, durante a cerimônia de posse do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Mato Grosso do Sul (CETUR), a Prefeitura Municipal de Corumbá, através da Fundação de Turismo do Pantanal, entregou uma homenagem ao presidente do FECOMÉRCIO/MS, Srº. Edison Araújo, em reconhecimento à importante parceria estabelecida entre a Instituição e o município, que renderam a Corumbá 02 títulos de referência nacional em boas práticas de gestão do turismo: a cooperação mútua na gestão do Centro de Convenções e instalação do Observatório de Turismo, frutos de destaque desta parceria.
Após a homenagem o presidente da FECOMÉRCIO/MS deu posse aos conselheiros do CETUR – Conselho Empresarial de Turismo de Mato Grosso do Sul, que conta com adesão de 26 entidades privadas que integram a cadeia do turismo e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor. A criação do Conselho está alinhada a uma recomendação da Confederação Nacional do Turismo de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pois desde 2013 as ações eram conduzidas pela Câmara Empresarial.
Uma instância com a incumbência de responder à altura do desempenho do setor. De 2013 para 2014, Mato Grosso do Sul foi o Estado que registrou maior crescimento na visitação por estrangeiros, 49,3%, de acordo com dados do Ministério do Turismo.
Para o prefeito Paulo Duarte, Corumbá vem se reinventando no turismo e esta será uma instância que vigorará ainda mais o desenvolvimento do setor. “Temos a grata satisfação de ver, divulgado pelo Ministério do Turismo, que Corumbá foi à cidade que mais cresceu nos indicadores de turismo, fruto de uma gestão municipal com parceiros com capacidade de ajustar as velas durante o trajeto, que vem se fortalecendo diante das adversidades e empenhada pelo crescimento da atividade turística junto ao empresariado local, instituições e governos”.
O presidente do CETUR, Edison Araújo, que também preside o Sistema Fecomércio MS e o Conselho Deliberativo do Sebrae/MS, destacou que a conexão do Estado com o turismo é notória, por sua própria vocação e recursos naturais e culturais. “Por isso estamos aqui, representantes dos mais variados segmentos, unidos em prol de um interesse. Queremos que esse Conselho lidere o setor empresarial de turismo, influenciando positivamente no desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e promovendo o reconhecimento turismo como importante pilar econômico do Estado”.
Presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Alexandre Sampaio de Abreu, lembrou que os Conselhos são instâncias fundamentais para promover discussões e avançar no processo e ressaltou que a CNC está comprometida com os Conselhos. Ele também lembrou que para 2016 a campanha da CNC para o turismo terá como o mote “Comércio e Turismo Viajam juntos”, reforçando a atuação indissociável dos setores.
A região do Pantanal está representada por Corumbá, através da FUNDTUR/Pantanal que preside o Fórum Regional de Turismo do Pantanal. Já a classe empresarial de Corumbá é representada pela ACERT – Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo.