Prefeitura monta força tarefa para combater a dengue e a chikungunya

A Prefeitura de Corumbá montou uma grande uma grande operação de prevenção e combate à dengue e à febre chikungunya. O trabalho será desenvolvido em toda a região urbana do Município e contará com apoio de 15 militares do Exército Brasileiro que foram capacitados na sexta-feira, 20, na Escola de Governo, por uma equipe da Secretaria de Saúde, responsável pela ação.

 

O trabalho começa já nesta segunda-feira, 23, e faz parte de um programa desenvolvido pela Prefeitura envolvendo todos os setores da administração pública, especialmente as secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Urbanos, e da Fundação de Meio Ambiente.

 

A atuação acontecerá em duas frentes, uma delas envolvendo os militares e os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a outra, os fiscais de postura, de vigilância sanitária e de meio ambiente.

 

Os militares, acompanhado de supervisores de cada área de atuação, vão desenvolver um trabalho mais direto com a população, de casa em casa, no sentido de eliminar os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya.

 

Nesta sexta-feira os militares estão participando de um treinamento na Escola de Governo. Na segunda-feira, 23, acompanhados do supervisor da área, eles iniciam a operação no Bairro Universitário. Nos dias 23, 24 e 25, o ponto de apoio da equipe será na Escola Municipal Delcídio do Amaral. Já nos dias 26 e 27, o ponto de apoio será a Unidade Básica de Saúde Luís Fragelli.

 

Após o Universitário, os militares e supervisores vão trabalhar os bairros Maria Leite, no período de 02 a 06 de março; Centro América, de 09 a 12; Cristo Redentor, de 13 a 20; Cravo Vermelho, de 23 a 25; Popular Velha, nos dias 26, 27, 30 e 31 de março, e n os dias 01 e 06 de abril; Nossa Senhora de Fátima, de 07 a 09; Aeroporto, nos dias 10, 13, 14, 15, 17 e 20 de abril.

 

O Dom Bosco será atendido no período de 22 a 24 de abril; Generoso, de 27 a 30 de abril e no dia 04 de maio; Cervejaria, de 05 a 07 de maio; Popular Nova, nos dias 08 e de 11 a 14; Jardim dos Estados, nos dias 15 e 18; Guarani, nos dias 19 e 20; Nova Corumbá, nos dias 21, 22 e 25, e o Bairro Guató, nos dias 26 e 27 de maio.

 

Após este período, a equipe atende o centro da cidade. Além disso, os agentes de endemias, durante a ação, vão continuar atuando em suas respectivas áreas, reforçando ainda mais o trabalho de conscientização, eliminação dos focos e combate às duas doenças.

 

Imóveis

 

Também na segunda-feira, uma outra equipe integrada por fiscais de Posturas, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente inicia ação na área central de Corumbá. O foco serão os imóveis que estão colocando a saúde pública em risco. “Já estamos de posse de um relatório e 191 imóveis estão nesta situação. Vamos notificar os proprietários para que eles atendam a legislação e eliminem os focos de proliferação do mosquito”, explicou a médica veterinária Viviane Ametlla, que está coordenando este trabalho.

Skip to content