Entre os dias 21 e 23 de outubro, como parte da programação do II Encontro de Turismo de Fronteira, operadores e agentes turísticos nacionais e internacionais realizarão viagens de experiências em Corumbá, denominadas na linguagem turística de Famtour (do inglês, Familiarization Tours).
Visando ampliar a comercialização de produtos turísticos de Corumbá, a Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, convidou distribuidores de produtos turísticos nacionais e internacionais, da Bolívia, do Paraguai e do estado do Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Bonito e Região do Pantanal), para conhecerem e/ou (re)conhecerem “in loco” os produtos e serviços turísticos disponíveis na cidade e no Pantanal de Corumbá, que já atraem anualmente 210.000 mil turistas.
Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, “esta é uma forma de promoção do turismo local que tem como objetivo familiarizar e encantar o distribuidor do produto turístico para a comercialização de Corumbá no seu local de origem. O Famtour é uma forma de treinar os agentes e operadores de viagens, que ao conhecerem o destino Corumbá, terão mais conhecimento e segurança na hora de indicá-lo aos seus clientes”.
A expectativa é aumentar a venda do destino turístico Corumbá pelos participantes do Famtour, incidindo no aumento do fluxo e/ou no aumento da permanência de turistas em Corumbá e Região.
A programação do Fantour inclui visitas aos pontos turísticos localizados no centro histórico e entorno, bem como na Estrada Parque Pantanal. Somente no ano de 2013, segundo projeções do Observatório de Turismo da Fundação, a Estrada Parque Pantanal recebeu em torno de 60.000 mil turistas nacionais e estrangeiros que vieram em busca do ecoturismo, da pesca esportiva e descanso e lazer em família.
As empresas visitantes compradoras da Bolívia (Santa Cruz, La Paz e Cochabamba) são: Rosario Tour, Forest Tour Operator, Arco Iris, Galya Tours, Ferroviaria Oriental, Viajes A La Carta, Anavin Travel, Amaszonas Líneas Aereas e Magri Turismo. Do Paraguai (Assunção): Vips Tour e Intertours. Do estado do Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Bonito e Miranda): ABN operadora, Do Carmo´s Tour Agência, Bonito é o Bicho Agência, Vanzella, Bonito Way e H2O. Além a 360° Viagens e Turismo, Almeida Viagens, Impacto Turismo, Brazil Eco Vip, Pioneiro Turismo e Águas Do Pantanal Tour.
As empresas de Corumbá ofertantes de produtos turísticos na Rodada de Negócios são: Raquel Tour, Joice Tur, Navegante Akaia, Veneza Tur, El Shaday, Kalypso, Pesqueiro da Odila, Hotel Nacional, Hotel Santa Mônica, Hotel Gold Fish, Passo do Lontra Parque Hotel, Pousada São João, Mutum Viagens e Turismo, Seher Turimo, EV Turismo, IG Transporte, Pérola do Pantanal e El Shaday.
Seguindo critérios estabelecidos pela organização do evento, serão visitados pelo Famtour os empreendimentos turísticos participantes da Rodada de Negócios, cadastrados no CADASTUR (Cadastro de Empresas e Serviços do Turismo).
O Encontro é uma realização da Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal. A promoção é em conjunto com o Sebrae/MS; Sesc Corumbá; Secretaria de Estado de Produção e Turismo; Fundação de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul; Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul.
A abertura do evento será no dia 21 de outubro no SESC Corumbá as 13h30. Maiores informações poderão ser obtidas na Fundação de Turismo do Pantanal pelos telefones (67) 3231-2886 e 3232-7139.