O Comitê de Combate à Dengue se reúne às 10 horas da próxima quarta-feira (7), no auditório da Prefeitura de Corumbá, para discutir novas estratégias de prevenção e combate à doença na cidade. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, nenhum caso positivo de dengue foi registrado no município, mas, mesmo assim, os trabalhos continuam intensos. O último boletim, atualizado em 28 de junho, registra um total de 1.751 notificações no ano, com 574 casos confirmados, sendo cinco importados de outras regiões, inclusive da Bolívia e até de Belo Horizonte.
Pelo levantamento, após 25 semanas epidemiológicas, o último caso da doença ocorreu na semana número 21. Na estatística, o centro da cidade é a região de maior incidência: 274 notificações, sendo 95 positivos. Em seguida, aparece o bairro Maria Leite, com 217 notificações e 81 casos confirmados; Universitário, com 189 notificações e 80 casos positivos; Centro América, com 246 notificados e 65 positivos; e o Cristo Redentor, com 138 notificações e 35 casos positivos.
A gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde, Viviane Ametlla, adiantou que a pauta da reunião do dia 7 inclui assuntos relacionados à situação dos indicadores de junho, como o próximo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa); apresentação dos trabalhos realizados na parte alta da cidade; informações sobre as capacitações nas escolas; ação na alameda Funcionário da Mista; discussão das propostas para o Dia D de Combate a Dengue em novembro; alteração do cronograma das reuniões; e aprovação da ata da ultima reunião, com as devidas assinaturas.
A gerente lembrou ainda que a atual situação se deve diretamente ao trabalho desenvolvido na cidade pela prefeitura e parceiros que, desde o fim de 2009, realizaram diversas intervenções, contribuindo para a eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, redução do número de casos da doença.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Social