Arquivo PMC |
Fundada em janeiro de 1963, a Escola Manoel Florêncio, a exemplo da banda homônima, ganhou grande incentivo nos últimos cinco anos |
A aula inaugural da Escola de Música Manoel Florêncio ocorre na próxima segunda-feira (8), com solenidade marcada para as 13h30, no antigo prédio da Comissão Mista, localizado na esquina das ruas Antônio Maria Coelho e 13 de Junho, atual sede da instituição. A escola e a banda homônima são mantidas pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, ligada à Secretaria de Gestão Governamental. Neste ano, 200 alunos já se inscreveram para a escola de música.
A Escola Manoel Florêncio foi fundada em 10 de janeiro de 1963 e, a exemplo da banda, ganhou grande incentivo nos últimos cinco anos. Conforme o maestro da banda e diretor da escola, José Carlos Marques Pereira, o impulso se deve ao incentivo que o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) tem dado à instituição, “contribuindo para a formação de novos músicos”. Além dos novos alunos que começam na segunda-feira, há os remanescentes de anos anteriores que continuam na escola e já integram a Banda Manoel Florêncio.
Conforme Edmilson Soares Cuellar, um dos professores da escola e integrante da banda, os novos alunos estão na faixa etária entre
Além do maestro e professor José Carlos, a escola de música tem em sua coordenação os instrutores Edmilson, Kleber, Roberto, Diogo, Estevão, Gisley, Eder, Sebastião, João Henrique, Nery e o professor Luciano Gibaile, maestro e coordenador do Coral Cidade Branca. A maior parte dos instrutores é formada dentro da própria instituição e integra a Banda Manoel Florêncio, que completou 50 anos em 10 de janeiro de 2010.
Antônio Carlos – Subsecretaria de Comunicação Institucional