Prefeitura de Corumbá |
|
A Prefeitura de Corumbá está firmando convênio com a Reciclanip para dar destinação de pneus inservíveis de forma adequada. A parceria faz parte da campanha de combate à dengue na cidade e os contatos com a instituição estão sendo mantidos pela Secretaria de Ações Sociais, através da Secretaria Executiva de Saúde.
Hoje, os pneus coletados na região urbana de Corumbá e de Ladário, estão sendo depositados em um espaço físico existente na rua Dom Aquino, próximo ao campo do Roseiral. Segundo a gerente de vigilância em saúde, Viviane Ametlla, o novo local, além de espaço maior espaço, é mais adequado, coberto, evitando assim, problema com chuva. Como se sabe, os pneus são focos em potencial de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Ele informa também, que todos os pneus que estavam em outro depósito, foi removido para este novo espaço, com apoio da Marinha do Brasil, que está atuando em conjunto com a Prefeitura no combate à dengue.
Explica que, a partir de segunda-feira, o local estará aberto para receber pneus usados, principalmente das borracharias existentes na cidade. O horário de atendimento será das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. “Após o convênio, todo material será encaminhado à Reciclanip.
Destino correto
Criada em março de 2007 pelos fabricantes de pneus novos Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, a Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no País, em especial o de latas de alumínio, garrafas PET e embalagens de defensivos agrícolas.
O projeto teve início em 1999, com o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), entidade que representa os fabricantes de pneus novos no Brasil.
Em todo o mundo, os pneus inservíveis são reaproveitados em diversas atividades comerciais e industriais. No Brasil, as formas de destinação são regulamentadas pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que determina quais processos são ambientalmente corretos.
Processos
Existem quatro tipos de processo de destinação final e adequada. O co-processamento que, pelo seu alto poder calorífico, os pneus inservíveis são largamente utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, em substituição ao coque de petróleo.
No processo de laminação os pneus não radiais são cortados em lâminas que servem para a fabricação de percintas (indústrias moveleiras), solas de calçados, dutos de águas pluviais etc..
Asfalto-borracha é a adição à massa asfáltica de pó de borracha oriundo da trituração de pneus inservíveis. O asfalto-borracha tem uma vida útil maior, além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias.
Artefatos de borracha, onde a borracha retirada dos pneus inservíveis dá origem a diversos artefatos, entre os quais tapetes para automóveis, pisos industriais, pisos para quadras poli-esportivas, e artigos para jardinagem. (Com informações da Reciclanip)