Corumbá segue na coordenação do Fórum de Turismo do Pantanal

 Prefeitura de Corumbá

  
Reunião aconteceu pela manhã, no MUHPAN

A Prefeitura Municipal de Corumbá continuará na coordenação do Fórum de Turismo da Região Pantanal. A decisão foi tomada nesta manhã, durante reunião do colegiado realizada no MUHPAN (Museu de História do Pantanal). O grupo tem a função de estimular e qualificar o turismo, de forma conjunta entre todos os municípios incluídos na região pantaneira.

A regional do Pantanal é formada pelas prefeituras de Corumbá, Ladário, Miranda, Anastácio e Aquidauana, além da ABAV/MS (Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso do Sul), do GOPAN/MS (Grupo de Operadoras de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul), da Fundação de Turismo do MS e das ONGs (organizações não-governamentais) ECOA e Rede Pantanal.

“Nosso grande objetivo agora é formalizar o Fórum. Para isso elaboramos um estatuto, que ainda precisa ser debatido e aprovado por todos os participantes”, explicou José de Carvalho Júnior, responsável pela Secretaria Executiva de Turismo de Corumbá.

A institucionalização do debate em torno de questões regionais, criando uma comunicação e a cultura de governança democrática foi outra proposta apresentada durante a reunião. “Precisamos consolidar uma visão comum sobre o turismo da região”, reforçou José Júnior.

Durante a tarde, o Ministério do Turismo (Mtur) e o IADH (Instituto de Assessoria para Desenvolvimento Humano) realizam uma oficina técnica para fortalecer a gestão das regiões turísticas priorizadas pelo Programa de Regionalização do Turismo. O diagnóstico participativo começa às 14h30, no auditório do MUHPAN.

Corumbá é um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional definidos pelo Ministério do Turismo. Para ser considerado um destino indutor, o município deve possuir infra-estrutura básica e turística, ter atrativos qualificados e ser um núcleo receptor e distribuidor de fluxos turísticos.

Skip to content