Casamento comunitário realiza o sonho de 86 casais em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Adelson e Josileide representaram os demais casais brindando junto com o prefeito Ruiter e a espôsa Beatriz

Em cerimônia com três horas de duração, a Prefeitura de Corumbá realizou ontem, sábado, o sonho de 86 casais que viviam em situação instável com a terceira edição do casamento civil comunitário. O evento organizado pela Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais aconteceu no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, acompanhado da primeira-dama Beatriz Cavassa de Oliveira, titular da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, prestigiou a cerimônia presidida pela juíza de Paz Neide Daud dos Santos Lins. Secretários municipais e convidados também se fizeram presentes.

Para o Chefe do Executivo, o casamento coletivo, iniciado em 2006, é uma das ações desta administração que será mantida no seu segundo mandato, que se inicia dia 1º de janeiro de 2009. “A regularização da união pelos casais é o resgate da cidadania, uma conquista que contribui para o fortalecimento da família”, disse Ruiter.

Foi um dia especial para os nubentes, todos selecionados pela sua condição de baixa renda. Alguns casais se apresentaram a caráter, a noiva de véu e grinalda, e o noivo, de terno e gravata. Para a primeira-dama Beatriz Cavassa a realização deste sonho das famílias é muito gratificante. “A gente percebe a felicidade das pessoas”, comentou.

Bolo e champanhe

Em 2006, o casamento civil coletivo formalizou o matrimônio de 48 casais, e em 2007, 74. Este ano, os 86 casais beneficiados foram selecionados pelas igrejas das comunidades de Nossa Senhora de Fátima, São José Operário, Nossa Senhora da Candelária, São João Bosco e Vicariato (distrito de Albuquerque).

A Prefeitura garante o pagamento de todas as despesas de custas cartorárias (editais de proclama, publicações e emissão de certidões), cujas taxas somam R$ 290 por casal. O município decorou o local do evento e ofereceu bolo, champanhe e um porta-retrato como recordação da oficialização da união.

Troca de alianças

A cerimônia teve início logo após a chegada do prefeito e da primeira-dama, às 15h30, com a entrada dos casais. Os noivos corumbaenses Adelson de Amorim Reis, 26 anos, e Josileide Nascimento de Souza, 22, representaram os demais na oficialização da união, perante a juíza de Paz, e na troca simbólica das alianças.

Cada casal teve direito quatro convidados na cerimônia. Durante a preparação os casais participaram de ensaios e assistiram palestras sobre planejamento familiar, relacionamentos e saúde. O ato de hoje teve como testemunhas: Beatriz Gisele de Jesus Ramos, Roselina Fátima Rodrigues Gomes, Liliane Maria Oliveira Braga e José Alberto Moraes da Cunha.

Skip to content