Concerto de Santa Cecília é atração hoje, no Porto Geral

 Arquivo PMC

  
Concerto de Santa Cecília será no final da tarde deste domingo

O Concerto de Santa Cecília é a atração deste domingo no Porto Geral de Corumbá. A apresentação está a cargo da Banda de Música Manoel Florêncio e será no final de tarde, a partir das 18h. A realização é da Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá e faz parte das comemorações de Natal.

Será uma reapresentação da oitava edição do Concerto de Santa Cecília que aconteceu no dia 22 de novembro no anfiteatro Salomão Baruki, que ficou completamente lotado. Quem não assistiu ao espetáculo, tem uma nova oportunidade de presenciar uma das mais belas apresentações culturais dos músicos que integram a banda, formada por 43 componentes e regida pelo professor José Carlos Marques Pereira.

Santa Cecília é a padroeira dos músicos, que viveu nos primeiros anos da Era Cristã. Acredita-se que ela cantava acompanhada de um instrumento nas catacumbas da via ápia, onde assistia à missa celebrada pelo papa Urbano.

Diz a lenda que, após o casamento de Cecília, ela contou ao marido que não podia ser tocada, pois estaria protegida por um anjo que o protegeria também. Logo seu marido e irmão se converteram ao Cristianismo. Cecília e seu marido foram presos e mortos e seu corpo permaneceu intacto até o ano 812, quando foi encontrado pelo papa Pascoal I.

Em Corumbá, a padroeira dos músicos é homenageada no Concerto de Santa Cecília, que já está na sua oitava edição.

Coral

Já amanhã, segunda-feira, a partir das 20h, no Jardim da Independência, acontece a apresentação do Auto de Natal, com as participações da Banda Manoel Florêncio e do Coral Cidade Branca. As atividades estão sendo organizadas pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura do Pantanal de Corumbá.

O coral é regido pelo professor Luciano Gibaile, que prepara uma apresentação de gala, do erudito ao popular. O coral como a banda realizaram na semana que passou, apresentações em vários pontos da cidade, durante Cantata de Natal. Agora, os dois juntos vão proporcionar um belo espetáculo, três dias antes do Natal.

Skip to content