Arquivo PMC |
|
Pantanal pode entrar na rota do Rally Dakar que deve passar pelo Brasil em 2010. Foi o que informou neste início de semana, Franck Maudet, o representante ASO (Amaury Sport Organization) organizadora do evento, conforme informações divulgadas pelo site do Jornal O Estadão, de São Paulo.
Considerado Patrimônio da Humanidade, o Pantanal é a uma das maiores planícies inundáveis do mundo e abriga uma grande concentração de vida silvestre. Situado no coração da América do Sul, tem cerca de 160.000 Km², dos quais quase 90% pertencem ao Brasil, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com grande parte no município de Corumbá. O restante encontra-se na parte leste da Bolívia e nordeste do Paraguai.
Franck informou que se houver interesse da iniciativa privada em patrocinar, é possível que o Pantanal entre na rota desse que é considerado o rally mais famoso do mundo em 2010. “A idéia é realizar duas etapas no Brasil”, comentou.
O francês revelou que a edição de 2009 será a primeira de uma série na América do Sul e que inclusive há possibilidade do Brasil sediar etapas no futuro. “O Dakar sempre quis cruzar o Atlântico e optamos por este trajeto após termos que cancelar a edição de 2008. A aventura na Argentina e no Chile será a primeira de uma série na América do Sul”, disse.
O rali mais tradicional do mundo chega ao seu vigésimo ano na expectativa de apagar o episódio do cancelamento da edição de 2008, marcada por ameaças de ataques terroristas na África.
A próxima edição do rally, em 2009, começa dia 3 de janeiro em Buenos Aires. Serão 9.574 quilômetros passando também por cidades e regiões inóspitas chilenas, como o Deserto do Atacama, com término previsto no dia 18 do mesmo mês, novamente na capital argentina.