Corumbá comemora Dia do Índio na segunda-feira

O Dia do Índio, 19 de abril, será comemorado na segunda-feira, 20, em Corumbá, com um ato no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer. As atividades estão sendo organizadas pela Secretaria de Promoção da Cidadania da Prefeitura Municipal, através da Subsecretaria de Ações da Cidadania. Na oportunidade será exibido o filme 500 Almas, do cineasta Joel Pizzini.

O evento está marcado para às 19h30, com a presença de Joel Pizzini. “Além de fomentar a discussão sobre a integração social dos povos indígenas, a atividade será uma ótima oportunidade para rever o documentário, bastante elogiado em todo o mundo”, afirmou Arturo Ardaya, subsecretario de Ações da Cidadania.

O documentário discute o delicado processo de reconstrução da memória e da identidade dos índios Guató, tribo nômade dada como extinta. Num recenseamento realizado pelo Império no século 19, a tribo, do Pantanal, somavam 500 pessoas. Hoje, o número permanece mais ou menos o mesmo, mas muitos deles estão aculturados, vivendo na periferia das cidades pantaneiras. O número dos que ainda falam a língua nativa não chega a trinta.

Arturo lembra também que o palco da apresentação será o Centro Popular que passará a se chamar “Nação Guató”, conforme projeto de autoria do deputado estadual Paulo Duarte (PT), aprovado na Assembléia Legislativa.

Skip to content