Ruiter acompanha troca de Comando e homenageia generais

 Prefeitura de Corumbá

  

 Prefeitos Ruiter Cunha e José Antonio prestigiaram a cerimônia de troca de Comando

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) acompanhou a troca de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira no final da manhã desta terça-feira, 05 de maio. A solenidade presidida pelo comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general-de-exército Renato Joaquim Ferrarezi, aconteceu no quartel do 17º Batalhão de Fronteira. Assumiu o cargo, pelo período de dois anos, o general-de-brigada Roberto Jungthon. Deixou a função o também general-de-brigada José Carlos dos Santos. A primeira-dama e secretária Especial de Integração das Políticas Sociais, Beatriz Cavassa, assistiu à cerimônia.

Ruiter prestou homenagens aos generais após a cerimônia. Ao ex-comandante, general-de-brigada José Carlos dos Santos, o prefeito entregou uma placa de agradecimento pelas ações realizadas em prol da comunidade corumbaense durante o período em que comandou a 18ª Brigada. Presente à passagem de Comando, o prefeito de Ladário José Antônio Assad e Faria (PT) também prestou homenagens aos generais.

Ainda em homenagem ao general José Carlos, o chefe do Executivo de Corumbá entregou decreto reconhecendo como “inestimáveis e relevantes” os serviços prestados pelo general ao município. No documento, Ruiter destaca a interação do Exército Brasileiro com os vários segmentos da sociedade corumbaense, efetivada pela participação direta nos assuntos de interesse da comunidade e a parceria institucional existente entre a Prefeitura e a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, a qual viabiliza a consecução de programas sociais locais, numa forma de estreitamento de laços com a administração municipal.

O decreto ainda ressalta as ações desenvolvidas pelo Exército na circunscrição do município de Corumbá, que só corroboram com o reconhecimento desta organização militar como uma unidade de alto nível de desempenho operacional e de prestígio junto à comunidade.

Ao novo comandante, general-de-brigada Roberto Jungthon, Ruiter entregou uma placa desejando boas vindas e sucesso no Comando da 18ª Brigada.

Cidadania

“O general José Carlos dos Santos exerceu com muito brilhantismo e competência sua missão em Corumbá. Atuou como um grande parceiro da Prefeitura e sempre esteve disposto a nos auxiliar na realização de atividades sociais que levavam condições de vida com mais cidadania para a nossa população” afirmou o prefeito ao avaliar a atuação do ex-comandante a frente do Exército Brasileiro na cidade. “Desejo as boas vindas ao Roberto Junghton e que ele continue exercendo as atividades fundamentais do nosso Exército em uma área de fronteira”, destacou Ruiter.

Depois de ser homenageado pelo prefeito Ruiter Cunha o general José Carlos, que agora segue para o Rio de Janeiro, disse que a homenagem lhe “deixou a certeza de que foi parceiro e amigo do povo corumbaense”. Disse ainda que em sua gestão a 18ª Brigada auxiliou “em tudo o que foi possível” a Prefeitura nas “ações sociais” que visavam o resgate da auto-estima e da cidadania popular.

Por sua vez o general Junghton, que veio de Brasília, afirmou que entre seus objetivos de Comando está a manutenção da parceria com a Prefeitura com o devido incremento de seus atos. Também assistiram à cerimônia o chefe do Estado Maior do CMO, general-de-brigada Paulo Roberto Ferreira Vianna; o comandante da 9ª Região Militar general-de-brigada Gislei Morais de Oliveira e o comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada general-de-brigada, Luiz Carbonel.

O Comando

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Brigada Mista/1921) ou Brigada Ricardo Franco é diretamente subordinada ao Comando Militar do Oeste (CMO). É composta pelo 2º Batalhão de Fronteira (Cáceres-MT); 17º Batalhão de Fronteira (Corumbá-MS); 2ª Companhia Fronteira (Porto Murtinho-MS); 3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra (Corumbá-MS) e Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá-MS).

Skip to content