Abertura da Semana do Meio Ambiente será esta noite

 Prefeitura de Corumbá

  

 Alunos das redes municipal e estadual da cidade de Ládario deu início às atividades da Semana

A solenidade oficial de abertura da Semana do Meio Ambiente conjunta entre Corumbá e Ladário acontece às 19 horas de hoje, 1º de junho, no Sindicato Rural de Corumbá. Estão previstas assinatura de atos de Governo pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT); apresentação do Coral do Moinho Cultural Sul-Americano; palestra “Cidadão Responsável: Meio Ambiente Saudável”, com o major Carlos Sebastião Matoso, comandante da Polícia Ambiental de Mato Grosso do Sul, além de outra apresentação dos alunos do Moinho Cultural que reproduzem os sons das espécies de pássaros do Pantanal.

Esta manhã, uma caminhada pelas ruas centrais de Ladário, reunindo alunos das redes municipal e estadual daquela cidade, deu início às atividades da Semana, que tem o tema “Cidadão Responsável: Meio Ambiente Saudável”. As atividades vão até o dia 6 e fazem parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Mesmo antes da abertura oficial, extensa programação como palestras, mostra de filmes, cursos, oficinas, visitações, exposição, Mostra de Projeto de Educação Ambiental da Reme, acontece nesta segunda-feira.

Até às 12h, acontece hoje o Circuito Ambiental: sala de aula flutuante, caça ao tesouro, teatro de fantoche e tirolesa, na área natural do Quartel da Polícia Militar Ambiental, organizado pelo próprio batalhão. O evento é destinado a alunos das escolas Ângela Maria Perez e Izabel Corrêa, Fundação Bradesco, Moinho Cultural e Jatobazinho. O evento tem apoio do Corpo de Bombeiros.

Um mini-curso sobre Meio Ambiente Saudável: Produtos Perigosos X Produtos Ecológicos vai até 16h30. Será ministrado pela mestre Rosana Aparecida Cândido Pereira Santos (IBAMA – Corumbá), 2º Sargento Antônio Rondon da Silva (2ª Cia da Polícia Militar Ambiental), Luciene Freire Boabaid (IMASUL), Fátima Seher (SEMAC) e Melissa Louise Marcondes (Uniderp Interativa).

Das 13h às 18h, exposição temporária com o tema “Cuidado! Animais na estrada” – Animais da fauna pantaneira taxidermizados… As atividades estão a cargo do MUHPAN IBAMA e da Polícia Militar Ambiental. Será uma exposição lúdica e didática reunindo acervo da Polícia Ambiental de Corumbá com animais taxidermizados da fauna pantaneira, vítimas de atropelamento e caça. A exposição será montada na Sala “Os Dez Pantanais”, no Museu de História do Pantanal, ambientalizando o espaço lúdico com um grito de alerta e de preservação da natureza.

Das 13h30 às 16h30, uma palestra sobre “Minhocultura”, com o pesquisador Alberto Feiden, da Embrapa Pantanal. Será na Estação Experimental do Campo, para professores e alunos da Escola Rural Carlos Cárcano. Às 14h, abertura da 1ª Mostra de Projetos de Educação Ambiental da Reme, no Espaço Educacional. É aberto à comunidade.

às 14h palestra sobre “Resíduos Sólidos X Meio Ambiente”, com Fábio Rodrigues, Analista Ambiental da MMX. Será na Cacimba da Saúde, destinado à comunidade local. Também às 14h, palestra “Relação Homem X Natureza”, com a pesquisadora Aldalgiza Inês Campolin, da Embrapa Pantanal. Será no Espaço Educacional, para alunos das escolas Luis Feitosa Rodrigues e Cyríaco Félix de Toledo (uma turma) e comunidade em geral.

Das 14h30 às 16h15, palestra sobre “Educação Ambiental no cotidiano escolar e Uso consciente da água”, com técnicos da Sanesul, nas escolas José de Souza Damy e Delcídio do Amaral, em Corumbá, e na escola Professor João Baptista, em Ladário. As palestras são destinadas a alunos do 5º ano. Às 19h, Circuito Tela Verde: 1ª Mostra de filmes socioambientais independentes, no Espaço Educacional, para alunos da EJA e professores da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga.

Skip to content